Querer não é poder antes do ser
Como diria o célebre poeta português Fernando Pessoa, querer não é poder…quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.
Depois de determinada idade, isso vai ficando cada vez mais claro. Quando você é jovem e os hormônios estão à flor da pele, tudo é possível, pelo menos enquanto os obstáculos ainda são pequenos. Você quer tudo, mas ainda está em fase de aceitação e construção.
Eu quero muito ser o melhor professor, o melhor palestrante, o melhor escritor, o melhor consultor, o melhor treinador, o melhor pai, o melhor marido, o melhor filho, o melhor amigo e o melhor ser humano da face da Terra. E mais do que isso, quero ser reconhecido como tal, quero me sentir importante e ser valorizado por onde quer que eu ande.
Por conta de tudo isso, eu quero realizar centenas de projetos de consultorias, palestras e treinamentos, registrar o acesso de milhares de leitores no site, vender milhões de livros, semear conhecimento para o maior número possível de pessoas ao redor do mundo. E muito mais do que isso, quero ser reconhecido como tal, quero me sentir importante e ser valorizado.
Eu quero ganhar muito dinheiro com o meu trabalho, por conta do meu esforço de mais de 40 anos ininterruptos de estudo e aperfeiçoamento. Como você já está cansado de saber através dos meus artigos, minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade. E muito mais do que isso, quero ser reconhecido como tal, quero me sentir importante e ser valorizado.
Apesar das minhas falhas e limitações, eu quero muito que as pessoas aproveitem a minha experiência e espalhem coisas boas a meu respeito: esse é o cara, vai por mim, nota 10, uma pessoa que faz a diferença no mundo. Tudo o que ele diz ou recomenda vale a pena. Pode confiar, conheço o trabalho dele. E muito mais do que isso, quero ser reconhecido como tal, quero me sentir importante e ser valorizado.
E se não for pedir muito, quero ser amado pelos filhos e pela esposa. Quer ser carismático, feliz, magro, rico e saudável até o fim. Quero servir de inspiração para meus alunos, amigos, clientes, conhecidos, parentes e vizinhos. Ter dinheiro sobrando no banco não seria nada mal. E muito mais do que isso…
Será que estou querendo demais? As pessoas querem tudo ao mesmo tempo. O ser humano quer muito mais do que o mundo é capaz de lhe oferecer. Na prática, e para a maioria das pessoas, o querer vem antes do poder e este, por sua vez, demora pra ser conquistado. Não é difícil entender isso. Tudo seria mais fácil se o inverso fosse verdadeiro, algo como “eu sempre posso, agora eu quero”.
Querer não é poder, ou é?
Felizmente, para o nosso próprio bem, querer não é poder. Quem criou essa máxima supervalorizou a nossa capacidade de realização. A despeito de todos os seus esforços, isso nem sempre é possível. As variáveis e as exigências do mundo são tantas que é fácil desanimar em determinados momentos.
A vida é dura para todos, sem exceção, até para quem ganha muito dinheiro. Se fosse simples, bastava aplicar as leis de O Segredo, bestseller de Rhonda Byrne. Estamos todos na mesma condição, por isso devemos filtrar melhor nossos desejos.
Nossos desejos são ilimitados. Quando você alcança um objetivo ou uma meta, nasce outro eu seu lugar, razão pela qual o ser humano, em geral, é insaciável. Querer mais e mais está embutido no seu DNA.
Contudo, querer não é poder; é apenas um estopim, prestes a ser incendiado pelo desejo intenso de conquistar ou realizar algo. Existe uma distância considerável entre o querer, o ter e o ser. Com o tempo, você aprende que o QUERER é permanente e que o TER depende muito do SER.
O universo não foi feito para que a minha e a sua vida fossem mais fáceis que a vida de qualquer outra pessoa na face da Terra, portanto, querer não é suficiente. É necessário conhecer a si mesmo para saber de onde você consegue arrancar suas forças e como pode reduzir suas fraquezas.
Ser um bom profissional, um bom pai, um bom filho, um bom professor ou um bom empresário vem antes de tudo isso. Ter é consequência das boas realizações feitas ao longo da sua história. Ter é uma mistura muito bem processada do querer e do ser.
É importante ter ambição, mas é necessário ter cuidado com a ambição desmedida. Uma ambição controlada alimenta nossos sonhos, amplia nossa dedicação e esforço, expande nossos horizontes. A ambição desmedida beira a inconsequência.
É por meio da ambição controlada que o ser humano aprende, cresce e se desenvolve. Portanto, descomplique sua vida e ajuste suas expectativas de acordo com a sua realidade e o seu nível de esforço.
Querer nem sempre é poder e se nada do que você quer for possível, isso não vai diminuí-lo como ser humano. O caminho pode não ter sido o melhor, mas o esforço, a luta e a persistência jamais serão ignorados. Continue querendo, mas continue fazendo.
Por fim, ainda que a pior coisa do mundo possa lhe acontecer, você será capaz de suportar qualquer adversidade e vai descobrir que a vida tem muito valor e, mais importante de tudo, que você tem valor diante da vida. É simples assim!
Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.
Quer saber mais? Leia o meu artigo Um milhão de dólares na sua conta é suficiente?
Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes
Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo
Conheça minhas Palestras e Treinamentos