Fatores de motivação profissional

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page

De acordo com Dave Francis, autor do livro Managing your own career, ainda não publicado no Brasil, as pessoas que têm autonomia e controlam a sua própria carreira são mais motivadas. Entretanto, para que isso aconteça, é preciso entender os principais fatores que vão ajudá-lo a criar consciência para fazer as coisas que realmente devem ser feitas para impulsionar sua carreira.

Motivadores são forças internas que determinam o grau de interesse em relação ao que você quer e precisa para a sua vida pessoal e profissional. Embora sejam muitos, identificar os principais motivadores poderá ajudá-lo a compreender melhor o que você está realmente buscando e não como chegar a isso.

A maioria das pessoas apresenta dois ou três fatores básicos de motivação profissional. Em geral, um deles é determinante, e pode se alternar em diferentes estágios da vida. Trata-se do fator principal que orienta o desenvolvimento da carreira e fornece coerência nas escolhas e decisões ao longo do caminho.

Aliado a isso, acredito que profissionais com autoestima elevada tomam iniciativas para aumentar as possibilidades de conquistar o que precisam e o que querem da vida, em de vez reagir passivamente aos acontecimentos. Tem a ver com automotivação que não pode ser ensinada nas escolas, mas encontrada dentro de si mesmo.

Segundo Francis, os motivadores não são fixos e variam de acordo com as circunstâncias. A segurança, por exemplo, vai se tornar muito mais importante na construção de uma família e da carreira. O conhecimento, por sua vez, vai ajudá-lo a consolidar um ponto de vista sobre determinado assunto e ampliar as suas chances de se tornar um especialista no mercado.

motivacao

Em seu livro, o autor menciona nove motivadores profissionais. Cada um deles é composto de desejos e necessidades. Embora exista uma sutil sobreposição de conceitos e interpretações entre eles, cada qual tem sua própria característica. Vejamos:

Associação: a necessidade de pertencer ao meio e a eterna busca de relacionamentos íntimos e significativos com as pessoas no trabalho.

Autonomia: a busca pela independência, a capacidade de tomar decisões importantes por conta própria e risco, a vontade de ser o próprio patrão e de administrar o próprio tempo.

Busca de sentido: fazer coisas que tenham valor em si mesmas ainda que não apresentem recompensas financeiras ou materiais; contribuir para uma sociedade melhor.

Criatividade: identificar-se com uma forma de expressão original, fazer algo diferente, buscar a inovação constante, destacar-se na multidão por mérito.

Especialização: domínio pessoal e excelência, realização numa área específica, buscar a reputação de especialista.

Poder/Influência: buscar uma posição de controle sobre as pessoas e recursos; assumir um papel importante de liderança, comandar.

Recompensas materiais: buscar elevado padrão de vida, aparentar riqueza, buscar a posse de bens e riquezas materiais.

Segurança: a eterna busca por um futuro consistente e previsível; ter segurança financeira, optar por coisas mais seguras, zona de conforto e estabilidade.

Status: sentir-se importante, ser reconhecido e ser valorizado; ser admirado e respeitado pela sociedade, fazer parte do “sistema”.

Os fatores de motivação profissional estão diretamente relacionados com os seus valores, afinal, o ser humano é movido por forças interiores para satisfazer suas necessidades. Identificar a natureza dos seus próprios fatores motivadores e compreender até que ponto as circunstâncias ao seu redor estão em harmonia com eles é o que vai fazer a sua vida profissional ganhar sentido.

Por fim, escolha os três fatores mais importantes, determine o principal e avalie as implicações em relação ao seu futuro. No momento em que você tiver plena consciência de quanto eles influenciam nas suas escolhas e nas suas decisões, sua vida profissional vai melhorar consideravelmente.

Pense nisso e seja feliz!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someonePrint this page

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *