Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Como aproveitar melhor o tempo e ser mais feliz

O tempo e as coisas que o tempo não apaga

Há mais de 40 anos eu desembarquei na Rodoferroviária de Curitiba, depois de quatro horas dentro de um ônibus. Nas mãos, uma simples mala com algumas “mudas” de roupas e uma bolsa esportiva com um par de tênis, um de sapatos e outro de chinelos.

De consolo, trazia comigo um bolo de chocolate e um pão caseiro que minha mãe preparou com muito carinho, antes de se despedir e fazer dezenas de recomendações para depois se derramar em prantos. Arrepio só de lembrar. Ao meu lado, o grande companheiro Madá (Paulo Madalena).

Depois de alguns minutos de caminhada, chegamos à pensão localizada na Rua Visconde de Guarapuava, 2542 – Edifício Abrão Zabner, onde uma tropa da mesma cidade esperava por nós. O local era de arrepiar, mas para um “capiau do mato” encantado com a cidade grande, qualquer coisa era válida.

Era 23 de julho de 1981, sábado. A tarde estava fria e nublada. Minha mente fervia de ideias e preocupações. Quando você é novo e vive com a cabeça nas estrelas, enfrenta qualquer batalha.

Por que estou lhe dizendo tudo isso? Trinta anos passam muito rápido, aliás, 60 no meu caso significam mais de meia jornada na face da Terra. Em menos de 50 anos você já experimentou todas as emoções: amor e ódio, alegria e tristeza, paz de espírito e desequilíbrio, esperança e desencanto.

Em menos de 60 anos, fiz promessa e não cumpri, engordei e emagreci, aprendi e desaprendi, demiti e admiti, já chorei e já sofri, perdoei e ofendi. Fiz cara feia também, comprei inúmeras brigas desnecessárias, lutei por coisas que não valiam a pena, mas nunca perdi a esperança de me tornar um ser humano melhor.

Ao longo desse tempo, tive a oportunidade de correr atrás dos meus sonhos. Fiz curso técnico, faculdade, especialização, inglês e mestrado. Não me arrependo de ter estudado quase três décadas, sem contar a docência, embora isso não tenha me tornado o homem mais rico do planeta. A riqueza tem mil faces.

Como aproveitar melhor o tempo
Image by lookstudio on Freepik

Em 45 anos, mudei de emprego oito vezes, viajei muito pelo Brasil, conheci alguns países, casei e me tornei um bom pai de família. Não dá pra dizer que não fui um bom marido também. Queria ter sido um pai melhor, um marido melhor, um profissional melhor, juro, mas continuo me esforçando.

Em 60 anos, conheci várias pessoas que realizaram mais, entretanto, isso não muda a história dos acontecimentos, afinal, eu e você não somos apenas os nossos resultados. Nossas histórias são carregadas de bons e maus momentos e história, meu amigo, cada um tem a sua. Qualquer comparação é bobagem.

Poderia ter feito mais? Sem dúvida, mas o tempo não dá saltos e, independentemente do tempo, o importante é não perder o objetivo de vista. Coisas boas acontecem somente para quem aproveita o tempo e toma medidas eficazes para mudar o rumo dos acontecimentos.

Como aproveitar melhor o tempo

O que você ainda não fez para tornar o mundo melhor ou para se tornar uma pessoa melhor? Quanto dinheiro você ainda precisa ganhar para realizar algo que não precisa de dinheiro? Por quanto tempo o seu projeto vai continuar no papel esperando por um milagre?

Daqui a 20 anos vou escrever um artigo parecido e com a sensação indescritível de ter realizado tudo o que foi possível e necessário. Quando realiza mais você também se diverte, aprende, ensina, cresce e vive mais intensamente. O seu legado será determinado pela sua capacidade de realização.

Por tudo isso, aproveite cada minuto do seu tempo. Sorria, ame, chore, perdoe, estude, divirta-se e viaje mais. Mude de emprego, de casa, de cidade, de vida, se necessário. Concentre sua energia nas coisas em que você realmente acredita. Você vai falhar todas as vezes que não tentar.

A vida é uma longa viagem, mas é finita e nunca saberemos de fato onde ela nos leva nem quando termina; portanto, não deixe morrer o sonho que ainda vive dentro de você. Como diz o ditado, você nasce sem pedir e vai embora sem querer, portanto, aproveite o intervalo.

Por fim, lembre-se das sábias palavras de Joseph Campbell, autor de O Poder do Mito: “A vida é uma grande escada corporativa. Depressão é quando você chega ao final e descobre que a escada está encostada na parede errada.” Pense nisso e seja bem mais feliz!

Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.

Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes

Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo

Conheça minhas Palestras e Treinamentos

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *