Siga o seu coração (há mais de 10 anos)
A pesquisa de Richard Florida, realizada em 2008 com 20 mil profissionais considerados criativos nos Estados Unidos, ainda é uma base importante para compreender os principais fatores de motivação no trabalho.
Na época, os 10 principais fatores identificados eram os seguintes, por ordem de importância: 1) desafio e responsabilidade; 2) flexibilidade; 3) ambiente de trabalho estável; 4) dinheiro; 5) desenvolvimento profissional; 6) reconhecimento dos colegas; 7) colegas e chefes estimulantes; 8) conteúdo de trabalho interessante; 9) cultura organizacional; 10) localização e comunidade.
No entanto, com as novas demandas do mercado de trabalho e a ascensão do conceito de ‘profissionais híbridos’ e do ‘trabalho remoto’, muitas das motivações listadas por Florida na época continuam sendo cruciais, embora com algumas atualizações.
Apesar de o dinheiro continuar sendo um fator de motivação, especialmente em momentos de crise econômica ou insegurança financeira, a geração atual tem demonstrado uma busca mais profunda por propósito, equilíbrio e flexibilidade no trabalho.
Isso é visivelmente perceptível com o crescente número de empresas que adotam modelos híbridos e oferecem benefícios que priorizam a saúde mental e o bem-estar.
O interessante de tudo isso é que, com exceção do dinheiro, os demais fatores podem ser ampliados pela mudança de comportamento, postura, atitudes e contribuições.
Com a evolução das práticas de desenvolvimento pessoal, coaching, mentoring e inteligência emocional, muitas pessoas agora têm mais ferramentas à disposição para trabalhar suas atitudes e comportamento no ambiente de trabalho, o que facilita a ampliação dessas motivações além do simples incentivo financeiro.
Hoje, vemos um movimento crescente de empresas, especialmente startups e organizações focadas em inovação, que buscam uma liderança mais humanizada e que prioriza a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.
Contudo, ainda existem muitas organizações que, sob a pressão de resultados rápidos, mantêm práticas de gestão antiquadas, onde o foco em resultados financeiros e a busca incessante por produtividade ainda prevalecem.
Embora ainda existam empresas em que a conformidade e o foco exclusivo nos resultados sejam prioridades, cada vez mais organizações buscam promover ambientes onde as pessoas possam ser autênticas, respeitar sua individualidade e se expressar livremente, como parte do movimento em prol da diversidade e inclusão.
Siga o seu coração hoje e no futuro
A noção de trabalho mudou radicalmente desde a Revolução Industrial. Hoje, muitas pessoas buscam mais do que apenas um salário — elas buscam um propósito, um sentido no que fazem. Penso que o trabalho não deve ser apenas uma obrigação mecânica, mas uma oportunidade de se conectar com valores pessoais e coletivos.
É fato que as empresas ainda precisam gerar resultados, porém o equilíbrio entre o cumprimento de metas e a realização pessoal dos colaboradores é cada vez mais fundamental.
No mundo contemporâneo, onde as demandas do trabalho são muitas e a pressão para alcançar sucesso financeiro é intensa, é mais importante do que nunca refletir sobre nossas escolhas pessoais e profissionais.
O equilíbrio entre o sucesso na carreira e a realização pessoal, a saúde mental e o tempo de qualidade com a família são questões que muitos consideram de forma mais profunda do que há uma década.
Por fim, na medida em que refletimos sobre nossas escolhas, podemos também buscar o autoconhecimento, encontrar nosso propósito e caminhar com autenticidade em direção ao que realmente nos traz satisfação.
Se o mundo ao nosso redor parece cada vez mais acelerado e cheio de pressões externas, lembrar-se de ouvir o seu próprio coração e seguir o seu caminho é mais importante do que nunca.
Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.
Quer saber mais? Leia o meu artigo Como evitar a angústia na vida profissional
Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes
Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo
Conheça minhas Palestras e Treinamentos