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Como transformar queixas improdutivas em reclamações produtivas

O que são queixas improdutivas?

De acordo com Fredy Kofman, autor de Metamanagement, não existe nada mais prejudicial para as empresas, e para o próprio ser humano, do que aquilo que ele denomina de queixas improdutivas no ambiente de trabalho.

Como o próprio nome diz, queixas improdutivas são qualquer comentário inexpressivo, pessimista e, por vezes, maldoso que não agrega nada de bom para a sua vida e o leva do nada para lugar algum.

Eu mesmo já fui vítima delas ao sofrer as consequências de queixas expressadas contra mim para a chefia ou mesmo quando me queixava de alguém para os outros; entretanto, aprende-se muito com isso.Queixas improdutivas

De fato, isso nunca me levou a lugar algum. Ao contrário, esse tipo de comportamento afastou-me de muitas pessoas, cujo relacionamento é difícil de recuperar.

Existem certas coisas que a pessoa faz de teimosa, ainda que haja consciência da perda, por vezes temporária, outras não. Com o tempo, a vida ensinando que o diálogo aberto e o respeito entre as partes ainda são os maiores antídotos contra esse tipo de problema. Alguns aprendem mais rápido, outros nem tanto e muitos nunca aprenderão

Em geral, as queixas improdutivas no ambiente de trabalho, embora ocorram em qualquer círculo de relacionamento, são caracterizadas pelas seguintes atitudes, segundo Kofman:

Geralmente, são expressadas diante de terceiros: trata-se de um péssimo hábito do ser humano ao tratar o problema paralelamente, nos corredores ou no banheiro, em vez de discutir com os envolvidos ou com aqueles que têm o poder de resolvê-lo;

Buscam simpatia e apoio: por mais que não façam sentido, buscam a concordância de um terceiro, em geral com afinidade em relação ao mesmo problema; imagine dois descontentes compartilhando uma insatisfação por um longo período;

São repetitivas: a pessoa gosta de sofrer ao ficar repetindo, o tempo todo, a mesma coisa; depois de cinco anos, você encontra o sujeito, descontente como tal, sem coragem de enfrentar a situação, mas ainda continua na empresa;

Conduzem a juízos pessoais negativos: como os problemas não são tratados na essência e são carregados de uma boa dose de emoção, tendem a desmoralizar o sistema ou a outra parte com comentários negativos, pejorativos e desmoralizantes que induzem a um raciocínio impreciso;

Estão orientados para a descarga emocional: como o ser humano está sempre à procura de um ombro amigo, as queixas improdutivas são um prato cheio para o início de um desabafo sem sentido;

Buscam vingança: trata-se da consequência mais devastadora, ainda mais quando carregada de emoção e subjetividade considerando que os nossos instintos primitivos estão apenas adormecidos; o apoio é, quase sempre, a alavanca para despertar o que já está latente dentro de uma pessoa mal intencionada;

Geram rancor e inimizade entre as facções: as queixas improdutivas estimulam o fortalecimento das forças de coalizão; a energia que poderia ser canalizada para a solução do problema ou para a criação do espírito de equipe acaba dissipada com magoas, ressentimentos, empobrecimento do afeto e inimizade entre as facções.

Existem momentos na vida em que cada pessoa deve repensar a sua missão no mundo e ao fazê-lo de maneira consciente vai concluir que existem poucas maneiras de se livrar das queixas improdutivas que castigam a sua forma de agir e pensar, onde quer que ela esteja.

Como transformar queixas improdutivas em reclamações produtivas

  1. Em geral, as queixas improdutivas são frutos do seu modelo mental negativo, da sua cota diária de pessimismo ou, como diria Carol Dweck em seu livro Mindset – A nova psicologia do sucesso, do seu mindset fixo, aquilo que não nos faz crescer; portanto, ao mudar o seu discurso, você muda também a perspectiva de vida e a sua visão de mundo.
  2. Dificilmente as empresas mudam sua forma de trabalho porque um colaborador vive se queixando há anos pelos corredores; é mais fácil mudar o colaborador. A cada dia, as empresas tendem a ser menos complacentes com aqueles que não fazem outra coisa a não ser reclamar e conspirar pelos corredores.
  3. A melhor forma de resolver um problema é tratá-lo diretamente com aquele que o causou ou com aquele que tem poder (autoridade formal) para resolver; colegas de trabalho jamais vão dar a cara para bater em favor de algo que a própria pessoa é incapaz de enfrentar.
  4. Sem objetivos e metas claras, ou seja, sem saber o que quer da vida, a pessoa se torna crítica do trabalho alheio, improdutiva e rotulada pelos demais colegas; portanto, ao contrário do que diz o ditado, em vez de cabeça vazia, que tal uma oficina de ideias com bom humor e alegria?

Por fim, lembre-se, você não é o único responsável por aquilo que acontece ao seu redor, mas é responsável pelo que faz com o que acontece ao seu redor. Comece a enumerar as queixas que faz e ouve diariamente por todos os lugares onde passa e vai descobrir que a única solução para se livrar delas é transformá-las em reclamações produtivas.

As reclamações produtivas são sempre objeto de reflexão e visam ao protagonismo e ao aprendizado, o caminho mais fácil para uma mudança definitiva de comportamento e estilo de vida. Pense nisso e seja bem mais feliz!

Gostou? Comente, deixe sua impressão a respeito, compartilhe.

Quer saber mais? Leia meu artigo Como aumentar a sua motivação 

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Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

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