Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

O jogo político nas organizações [como entender]

Como funciona o jogo político

A jogo político é uma realidade na vida das organizações. Ignorar esse fato é ignorar um comportamento praticamente consolidado nas relações de trabalho, entretanto, você deve se perguntar: por que a política tem de existir? Será que o jogo político pode ajudar a desenvolver um networking positivo para o seu crescimento pessoal e profissional?

Em geral, as organizações são formadas por indivíduos e grupos com interesses, objetivos e valores diversos. Essa realidade contribui para uma base de conflitos potenciais em relação aos recursos disponíveis, acirra a competitividade no ambiente de trabalho e estimula o comportamento denominado “político”.

O jogo político tem a ver com a percepção dos indivíduos sob diferentes ângulos de visão. O que é visto por alguém como um esforço espontâneo em benefício da empresa, pode ser visto por outros como tentativa de beneficiar a si mesmo. Na percepção popular, profissionais que agem dessa maneira costumam ser rotulados como dissimulados ou puxassacos.

Como a maioria das decisões empresariais nem sempre é tomada com base em fatores objetivos, quem não se beneficia do jogo político pode ter interpretações diferentes da realidade.

Por conta da natureza humana extremamente competitiva, as pessoas tendem a utilizar toda e qualquer influência ao seu alcance para distorcer os fatos em prol de seus interesses particulares. Isso é o que se pode chamar de “fazer política”.

O jogo político nas organizações
Image by Freepik

Dessa forma, em resposta à primeira questão inicial, se uma organização pode existir sem política, pode-se dizer que sim. Em que condições? Se todas as pessoas compartilharem dos mesmos objetivos e interesses, se houver abundância de recursos e se o resultado do desempenho for totalmente claro e objetivo, mas isso não se aplica para muitas organizações.

Em relação à segunda questão, se o fato de adotar um comportamento mais político vai favorecer o seu crescimento pessoal e profissional, a resposta é simples: tudo depende da forma como você pratica o jogo político.

Fatores envolvidos no jogo político

O jogo político nas organizações depende de uma série de variáveis: disputa de poder, guerra de egos, conexões perigosas (se unir a pessoas erradas), formação de facções (grupinhos dentro da empresa) e coisas do tipo.

Portanto, vai depender também dos seus valores e princípios, ou seja, nas coisas em que você acredita em relação à empresa e ao trabalho. Não se assuste, isso é comum nas organizações. A questão é sobre como aprender a jogar o jogo político sem se perder em si mesmo.

A fim de ampliar o seu ponto de vista sobre a questão, leve sempre em consideração o seguinte:

  • Nem todos os grupos e organizações são igualmente políticos: se em algumas organizações, o jogo político é escancarado, em outras, a política tem um papel secundário na influência dos resultados.
  • Cuide do seu networking, mas não se descuide do aperfeiçoamento: se você mantém bons contatos, mas não se atualiza nem produz bons resultados, é quase improvável que o jogo político consiga salvá-lo.
  • Competência técnica é um fator importante: dominar determinando assunto ou se tornar especialista em algo pode ajudá-lo a escapar do jogo político, porém não é nada garantido. Lembre-se de existem muitos profissionais no mercado tão competentes quanto você.
  • O jogo político é um jogo de sobrevivência: no serviço público, isso está muito claro, aliado à sensação de poder; no serviço privado, nem tanto; mas quem se sujeita ao jogo político, o faz por questão de sobrevivência, imaginando que isso pode salvá-lo da incompetência, o que não é verdade.
  • O jogo político é uma via de mão dupla: se você decidir entrar no jogo, lembre-se de que a retribuição será uma cobrança constante na sua vida e nem sempre os favores solicitados serão aqueles que agradam a consciência.

Em resumo, se você deseja que as coisas aconteçam dentro de um grupo ou organização, precisa entender e aceitar o jogo político dentro das empresas.

Ao avaliar o comportamento dentro de uma perspectiva política, você será capaz de prever as ações e utilizar essas informações para formular suas próprias estratégias, a fim de obter mais benefícios para você, para sua área ou departamento e, por consequência, para sua organização.

Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.

Quer saber mais? Leia o meu artigo Como desenvolver uma cultura organizacional forte

Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes

Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo

Conheça minhas Palestras e Treinamentos

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *