Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Como promover mudanças positivas e duradouras [ 7 insights poderosos ]

Mudanças são inevitáveis

Não quer aborrecimentos? Não diga nada, não faça nada, não crie nada. Deite-se e espere a vida te levar. Deixe o aborrecimento para os outros. Parece simples, não é mesmo?

Todas as mudanças que ocorreram na minha vida foram importantes, porém algumas mais importantes do que outras. A maior de todas foi o dia em que eu decidi deixar a minha cidade, no interior do Paraná, para estudar e trabalhar em Curitiba.

Eu lembro que minha mãe se fechou no quarto e chorou às escondidas pensando que o mundo ia desabar, mas eu e ela conseguimos sobreviver graças ao poder das mudanças e de seus benefícios. Qualquer mudança nos faz progredir.

Tempos depois, outra mudança ocorreu quando abandonei o emprego de auxiliar de escritório, no extinto Banco Bamerindus, para assumir um cargo semelhante na Brahma, atual AB-InBev, ganhando quase três vezes mais.

Era o meu terceiro emprego numa empresa de porte e isso fez uma diferença razoável na contratação, além de uma boa indicação. Eu nem sabia o que era networking, ferramenta poderosa que poucos sabem usar com eficácia.

Na época, o meu nome saiu até no jornal, por abandono de emprego, mas foi legal, pois ainda recebi uma boa indenização um mês depois. Fiquei feliz da vida e nunca mais tive medo de mudar de emprego sempre que uma nova oportunidade para melhorar de vida aparecia.

Outra mudança importante ocorreu no dia em que eu decidi me casar e, contrário a todos os prognósticos de amigos, conhecidos e familiares, até que consegui me sair bem. O casamento é desafio para poucos afortunados.

O lado bom do casamento é que a união requer adaptações com frequência, paciência ao extremo, negociação o tempo todo e uma considerável dose de amor, compreensão e comprometimento. Faz trinta e cinco anos que estou casado e não pretendo me separar nos próximos trinta e cinco.

Um bom salário ajuda, pois, como eu sempre digo, é preciso muito amor para sobreviver sem dinheiro, algo que nosso mundo essencialmente materialista e caro já não permite.

A última mudança importante a ser mencionada foi quando aceitei o desafio de deixar o meu emprego maravilhoso numa grande montadora de caminhões para compor a equipe de montagem de uma nova siderúrgica na Região Metropolitana de Curitiba.

Minha missão era estruturar a área de suprimentos e logística, da qual eu não tinha a menor ideia de como devia funcionar, porém, se a vida é feita de desafios, eu jamais corri deles.

Quando você encara um novo desafio, o importante é ter pessoas de conhecimento técnico elevado ao seu redor e dispostas as trabalhar. Quanto a isso, reconheço que minhas equipes eram invejáveis, do ponto de vista técnico e comportamental.Artigo sobre mudanças | Jeronimo Mendes

Porque você não deve fugir da (s) mudança (s)

A gente não faz a mínima ideia de como as mudanças são significativas até o dia em que decide mudar. Nas palavras do poeta e dramaturgo irlandês, William B. Yeats, quando você quer alguma coisa, o universo inteiro conspira a seu favor.

A atitude mais difícil do mundo é mudar. A segunda é mudar pela segunda vez. Da terceira vez em diante a gente vai tomando gosto e a vida se transformando num celeiro de oportunidades sempre que iniciativa, ousadia e ação tomam o lugar da procrastinação.

Mudanças significativas estão diretamente relacionadas com as nossas crenças e limitações. A única coisa com as quais estamos sempre lutando são aquelas dúvidas traidoras geradas pelos nossos modelos mentais equivocados.

Portanto, é impossível provocar mudanças significativas e duradouras por meio de pensamentos negativos, os quais exercem mais influência em nossa vida do que os pensamentos positivos.

Parafraseando Louise L. Hay, escritora norte-americana, toda teoria do mundo é inútil a não ser que saibamos aplicá-la para alguma coisa, portanto, nosso primeiro desafio é quebrar a resistência à mudança. Ninguém alcança a paz de espírito sem a verdadeira consciência da mudança.

Pense nas inúmeras promessas que você já fez no início de cada semana, mês ou ano: daqui pra frente, tudo vai ser diferente, segunda eu começo, mês que vem eu termino, esse ano tudo vai mudar etc.

Apesar das promessas, antes de o dia terminar você já havia tomado um pote de sorvete, consumido um maço de cigarros, ofendido a pessoa que mais amava e dormido além do necessário. Fala sério!

Essas são apenas algumas das razões pelas quais as mudanças são necessárias e inevitáveis. É impossível ser feliz na mesmice, na condição de autômatos, sem desafios que nos obriguem a evoluir como seres humanos.

Como promover mudanças positivas e duradouras

Mudar vai além da força de vontade e da disciplina. Tentar eliminar o problema sem considerar a origem é inútil. O melhor a fazer é ter disciplina e trabalhar a mente para mantê-la, caso contrário, tudo se perde.

Mudanças positivas e duradouras exigem longo tempo de reflexão e incorporação de novos hábitos, comportamentos e posturas ao longo da vida, razão pela qual o simples ato de querer não é suficiente.

Por tudo isso, deixe-me compartilhar algumas dicas que podem ajudá-lo a construir mudanças efetivas na vida pessoal e profissional, desde que você esteja propenso a mudar. Como diria Jim Rohn, autor e empreendedor, tudo muda quando você muda.

  1. A mente é um instrumento precioso que pode ser utilizado da maneira que quiser, portanto, o modo como você a utiliza nada mais é do que um hábito, o qual pode ser modificado.
  2. Aquilo em que você se concentra tende a ganhar força, portanto, concentrar-se em afirmações positivas tende a provocar mudanças mais significativas do que uma sucessão de farpas e reclamações.
  3. Gostar de si mesmo é o verdadeiro combustível da mudança; você muda para melhorar a autoestima; baixa autoestima é sinônimo de que algo está errado e isso provoca infelicidade; autoestima elevada é sinônimo de mudança positiva e duradoura.
  4. A única certeza visível é a mudança, portanto, todo dia é dia de mudar; o exercício constante da mudança é um processo de aprendizagem que só se fortalece com a prática.
  5. Estudar dói, trabalhar dói, vender dói. Mudar dói muito, dá trabalho danado, exige esforço, lágrimas, sangue e suor, mas pior do que não mudar é manter a ilusão de que tudo vai melhorar apenas com a força do pensamento.
  6. Ter consciência de que você precisa mudar é a parte mais fácil. Saber por onde começar é a parte mais complexa, porém com o mínimo de planejamento e disciplina, suas chances aumentam.
  7. Nas palavras de John Maxwell, se a mudança não lhe custar nada, então não é uma mudança de verdade, portanto, tudo na vida tem um preço que pouca gente está disposta a pagar. Pague o preço e experimente uma mudança de verdade.

O mundo é repleto de pessoas que continuam casadas mesmo que não haja mais amor, pessoas que continuam fazendo o que não gostam, pessoas que continuam guardando roupas velhas e bugigangas que nunca serão utilizadas e pessoas que continuam trabalhando em empresas que não dão futuro.

Eu já escrevi sobre isso e não custa lembrar. Existem duas questões que vão nos incomodar na velhice: uma pergunta e uma resposta. A pergunta é intrigante: por que eu não fiz isso antes? Porém, a resposta é cruel: eu poderia ter feito isso!

Todo dia é dia de iniciar aquela mudança que você vem adiando há tempo. Reflita sobre isso e responda: o que o impede de ser diferente? O que você pode fazer pra reverter a situação?

De todas as frases tristes, a mais triste é: eu poderia ter feito isso (John Greenleaf Whittier).

Quer saber mais?

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *