O que é Coaching de Alta Performance?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Introdução: origem da palavra COACH

A palavra Coach é antiga e tem origem no inglês coloquial, cuja tradução literal pode ser tomada como cocheiro, ou seja, condutor da carruagem ou orientador de cavalos durante o trajeto para o qual foi designado.

No mundo do esporte, a palavra Coach foi adaptada para técnico, portanto, refere-se ao que conduz e orienta a equipe durante uma temporada ou determinada competição, seja qual for a modalidade esportiva.

No mundo corporativo, a palavra é designada para se referir ao profissional especialmente preparado para desenvolver competências ou habilidades comportamentais de uma pessoa e vale tanto para a vida pessoal quanto a profissional.

A missão do COACH

Na prática, o Coach, profissional habilitado para o processo de Coaching, trabalha para fortalecer a musculatura, ou seja, uma ou várias competências a serem desenvolvidas por pessoas que desejam extrair o melhor de si mesmas e render mais.

É impossível fortalecer a musculatura flexionando o braço diante do espelho e repetindo com frequência algo do tipo “cresce, músculo, cresce”. É necessário caminhar, malhar, puxar ferro, remar com frequência, derramar litros e mais litros de suor.

Coaching de Alta Performance

O Processo de COACHING

Com o processo de Coaching não é diferente, portanto, para sair do ponto A (situação de desconforto) em direção ao ponto B (situação desejada), é necessário “malhar” com a mesma intensidade para mudar crenças irracionais, quebrar padrões e estabelecer novos modelos mentais (mindset), caso contrário, a pessoa seguirá fazendo mais do mesmo.

Fazer um curso de Coaching é fácil. Com um pouco de grana você pode fazer um curso rápido de um ou dois dias onde você vai rir e chorar e sair de lá se sentindo o máximo, entretanto, para dominar o processo, aplicar as ferramentas de maneira adequada e conquistar o respeito das empresas existe um longo caminho a ser percorrido.

Um trabalho decente, digno de louvor e recomendação no mercado, requer anos de prática. A formação ajuda, conhecimento e experiência também, mas dominar o processo e aprender a fazer perguntas poderosas, capazes de provocar a reflexão necessária para a mudança, é fundamental.

Coaching de ALTA PERFORMANCE

Em geral, é recomendado para pessoas que desejam ampliar o seu potencial. Atletas e profissionais de alta performance não querem apenas demonstrar mais resultados ou tornar o tempo mais produtivo. Eles querem desafiar a si mesmos e ir além dos seus limites.

Alta performance significa o balanceamento perfeito entre corpo, mente e espírito e deve estar alinhado com um propósito de vida. É necessário ambição, mas a ambição por si só é vazia. É necessário foco, dedicação e persistência, mas isso por si só não é suficiente. É o propósito que vai fazê-lo sair da vala comum para um estado de alta performance.

O processo de Coaching de Alta Performance, quando realizado por um Coach experiente, centrado naquilo que faz, parte do pressuposto de que as pessoas sabem mais do que imaginam saber, mas não tem consciência disso.

Contudo, as pessoas nem sempre possuem ou utilizam os recursos de maneira adequada para elevar a performance, portanto, perguntas adequadas, úteis e poderosas produzem mais resultados positivos e duradouros do que cronômetro, ordens e comandos.

Toda falha ou deficiência – ponto A – representa uma oportunidade de aprendizagem para se chegar ao ponto B. Quando a pessoa reconhece literalmente (autoaceitação) suas falhas ou deficiências, em geral, ela quer mudar e querer é o primeiro para o poder e o fazer.

Metas desafiadoras, porém factíveis (SMART), despertam o que as pessoas tem de melhor, entretanto, a maioria ignora isso. Nesse sentido, o Coach de Alta Performance é capaz de reconhecer que tipo de emoção ajuda ou atrapalha o desenvolvimento da pessoa e o que pode ser feito para mudar.

Coaches de Alta Performance trabalham com métodos práticos e consagrados: investigação, reflexão, conscientização, Matriz SWOT individual, feedback realista, aliança e plano de ação. Sem ferramentas e métodos, o processo de coaching cai na mediocridade e não passa de uma conversa.

Profissionais de Coaching de Alta Performance utilizam estrutura (método) e foco (metas e objetivos) de maneira adequada para estimular a capacidade do indivíduo (Coachee) de se responsabilizar pelos próprios resultados.

Conclusão

O papel do Coach de Alta Performance é facilitar a reflexão, a conscientização e o aprendizado da pessoa ou profissional submetido ao processo de Coaching para que o mesmo possa alcançar um novo patamar em busca de resultados melhores.

Para isso é necessário identificar pontos de melhoria, projetar ações, estabelecer metas desafiadoras, gerar senso de urgência, ampliar o grau de responsabilidade e administrar a evolução.

Na prática, Coaching é fazer a pessoa pensar por meio de perguntas poderosas, capazes de provocar reflexão sobre o que realmente importa e como ela deve agir para alcançar um nível ainda mais elevado.

Coaching de Alta Performance é ainda mais desafiador e parte do pressuposto de que as pessoas já estão em nível elevado, mas podem explorar melhor o seu potencial, algo que requer do Coach técnica apurada, conhecimento e muitas horas de prática.

Coaching de Alta Performance não é para amadores. É para profissionais que conhecem a fundo e aplicam as ferramentas e técnicas de Coaching de maneira adequada a fim de garantir um grau de satisfação maior que o de frustração.

Pontos de Atenção importantes sobre o trabalho do Coach de Alta Performance

Em todas as áreas existem profissionais medíocres. Nessa área não é diferente, portanto, evite a banalização, mergulhe de corpo e alma na profissão, faça o melhor que puder para não enganar as pessoas e combata a mediocridade. Embora dependa mais das pessoas do que do profissional, pessoas que contratam um Coach de Alta Performance depositam toda esperança nele porque o custo é mais elevado do que o processos de coaching tradicional.

Portanto, mantenha um profundo respeito pelo cliente, pois essa é a única maneira de manter o respeito pela sua própria profissão. Se optar por seguir a carreira de Coach, com foco em Alta Performance, coloque toda sua alma nisso e terá trabalho garantido para a vida inteira.

Pense nisso e seja um Coach de Alta Performance por excelência!

Quer saber mais? Leia o artigo Qual o segredo do sucesso da Alta Performance, da minha amiga Coach Suzy Fleury e aprenda mais sobre o assunto.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *