Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

A construção de um legado de vida em 7 passos e 4 verbos

O conceito de legado

A palavra legado tem origem no latim legatus, que significa “enviado” ou “representante”. Na Roma Antiga, legatus era um oficial ou diplomata enviado pelo imperador para representar seus interesses em determinada província ou território. O termo legatus também se referia a alguém designado para transmitir uma mensagem ou comunicar uma vontade.

Com o tempo, a palavra “legatus” evoluiu para “legatum” em latim vulgar, e posteriormente para “legado” nas línguas românicas ou latinas, como o português. A palavra legado passou a ser utilizada para se referir àquilo que é deixado ou transmitido por uma pessoa ou geração anterior, seja material ou imaterial, como uma herança, uma contribuição, um ensinamento, uma responsabilidade ou memória duradoura.

De maneira geral, deixar um legado de vida implica em deixar algo positivo, valioso ou impactante para as gerações futuras. É uma forma de influenciar o mundo além da própria existência e deixar uma marca significativa, principalmente para as pessoas que você ama e com as quais você conviveu a maior parte da vida.

Os 4 verbos mais importantes no legado de vida

Como você pode construir e deixar um legado de vida? Antes de levantar todos os dias, eu faço essas perguntas estimuladoras que aprendi ao ler um dos livros do Napoleon Hill, autor de A Lei do Triunfo.

O que você vai ser quando crescer? O que faz a vida valer a pena? Qual é o seu sonho? O que ainda está faltando? Onde estão as respostas? Como você gostaria de ser lembrado no futuro? O que você está disposto a fazer para não morrer no esquecimento?

Ter a resposta para essas questões significa dizer que suas atitudes estão alinhadas com o seu objetivo de vida, você conhece as suas deficiências ou limitações, sabe o que é necessário para corrigir os desvios e, principalmente, jamais perderá o seu objetivo de vista. Se ainda não tem a resposta, a construção do legado de vida será um pouco mais lenta.

7 passos para a construção de um legado de vida
Image by Freepik

Embora a palavra seja fácil de pronunciar, não é fácil de decifrar. Deixe-me exemplificar o significado, por meio de uma frase conhecida de Hans Selye, famoso médico canadense, pesquisador do estresse e suas consequências: uma vida longa, saudável e feliz é o resultado de contribuições e projetos significativos, que sejam pessoalmente animadores e que contribuam e abençoem a vida dos outros.

Imagine a cena, daqui a 40 ou 50 anos, com todas aquelas pessoas ao seu redor tecendo um único comentário: falecido era tão bom! Sinceramente, você merece mais do que isso, entretanto, saiba que homenagens e observações não surgem do nada, sem algo em troca.

Embora você seja apenas uma pessoa e não possa fazer tudo, você ainda pode fazer alguma coisa; portanto, a respectiva contrapartida depende muito da sua história, do que você não se recusa a fazer e, mais do que isso, das atitudes capazes de reverter o marasmo ao qual o ser humano é submetido com frequência.

De qualquer maneira, se você quer mudar a realidade ao seu redor, deve estar mergulhado a todo instante em pleno processo de mudança, não apenas de atitude, mas de pensamentos. Quanto mais você vive, mais compreende a importância da atitude sobre a vida. As atitudes são mais importantes do que os fatos.

Lembre-se: a sua opinião mais importante é a que você tem de si mesmo, e as coisas mais significativas são as que você diz a si mesmo. Com base nisso, pode-se dizer que somos o que somos porque é assim que pensamos e queremos ser.

Atitude vai além do passado, do sucesso, da aparência, da educação e do dinheiro. E mais importante ainda é o fato de saber que somente uma atitude mental positiva pode mudar o rumo dos acontecimentos em relação ao que você deseja para si mesmo e para o mundo.

O seu legado de vida tem tudo as suas atitudes do presente. Considerando que a vida é muito curta, que o tempo passa muito rápido e que, quanto mais velho, mais sensível você se torna, vale a pena refletir sobre os quatro verbos mais importantes que contribuem para uma existência plena.

Tomei a liberdade de emprestar de algumas personalidades históricas que não morreram pobres, mas o legado de vida deixado por elas é inquestionável. Daqui a 1000 anos, o mundo ainda falará delas.

Se você souber aplicar esses verbos com paixão e entusiasmo na vida, porém de maneira equilibrada, o mundo será muito diferente daquele que estamos acostumados a ver todos os dias na mídia. Vejamos:

Aprender: segundo Leonardo Da Vinci, aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. Não vejo nada mais inspirador levando-se em conta o legado deixado por ele.

Viver: o poeta lusitano Fernando Pessoa afirmou num de seus poemas mais lindos, que tudo na vida vale a pena se a alma não é pequena. Viva intensamente e faça a vida valer a pena. Chegar aos 80 ou 90 anos e descobrir que tudo saiu errado será uma grande decepção. Você vai odiar ao olhar para trás se a vida não valeu a pena.

Ensinar: de acordo com Píndaro, poeta grego, ninguém é tão grande que não possa aprender nem tão pequeno que não possa ensinar. Poucas coisas são tão gratificantes quanto se sentir valorizado pelo fato de disseminar conhecimento para quem precisa dele.

Amar: para Khalil Gibran, escritor libanês, o amor é suficiente ao amor. Eis aqui sentimento tão nobre e ao mesmo tempo tão escasso. Será que somos tão frios, a ponto de não contribuir, não evoluir, não querer o melhor para todos, rir da desgraça alheia?

7 passos para a construção de um legado de vida

Construir um legado envolve ações conscientes e intencionais que deixam um impacto duradouro. Aqui estão algumas maneiras pelas quais uma pessoa pode construir um legado significativo:

  • Defina seus valores e propósito: reflita sobre seus valores e princípios e identifique qual é o propósito que você deseja alcançar na vida. Compreender suas paixões e aspirações irá ajudá-lo a direcionar seus esforços para construir um legado alinhado com seus princípios.
  • Estabeleça metas e objetivos: defina metas claras e tangíveis que estejam alinhadas com seu propósito. Essas metas podem abranger áreas como carreira, contribuição social, relacionamentos, educação, entre outras. Ter metas definidas fornecerá uma direção clara para suas ações.
  • Seja a diferença nas vidas das pessoas: busque maneiras de impactar positivamente as vidas das pessoas ao seu redor. Isso pode ser através do voluntariado, doação para causas que você acredita, oferecendo apoio e orientação para aqueles que precisam ou compartilhando seu conhecimento e habilidades.
  • Multiplique seu conhecimento: compartilhe seu conhecimento e experiência com os outros. Isso pode ser feito através do ensino, mentoria, palestras ou até mesmo escrevendo livros ou artigos. Ajudar os outros a crescer e alcançar seu potencial é uma forma poderosa de criar um legado duradouro.
  • Dê o exemplo: viva de acordo com os valores e princípios que você defende. Seja um exemplo de integridade, empatia, generosidade e respeito. Suas ações e comportamentos diários podem inspirar e influenciar positivamente as pessoas ao seu redor.
  • Construa relacionamentos duradouros e significativos: cultive o dom do relacionamento saudável e significativo com sua família, amigos, colegas e comunidade. Invista tempo e energia em construir conexões genuínas e duradouras. Esses relacionamentos são uma parte importante do seu legado.
  • Pense a longo prazo: construir um legado não acontece da noite para o dia. É um processo contínuo que requer paciência, persistência e dedicação ao longo do tempo. Pensar a longo prazo é estar disposto a fazer os esforços necessários para alcançar suas metas de legado.
Legado de vida
Image by Freepik

Cada pessoa tem a capacidade de construir um legado de vida significativo, independentemente de sua posição ou recursos. O mais importante é ter clareza sobre seus valores, agir de acordo com eles e deixar um impacto positivo nas vidas das pessoas ao seu redor.

Daqui a muitos anos, dependendo das atitudes e realizações ao longo da vida, você estará debruçado sobre um álbum de fotos antigas, avaliando as oportunidades desperdiçadas, considerando as perdas e ganhos e ainda lembrando as ofensas e problemas enfrentados ao longo do caminho.

Nessa hora, os versos de My Way, música do inesquecível Paul Anka, poderão renovar o seu semblante: tive uma vida plena, viajei por todas as estradas; e mais, muito mais do que isso, eu fiz do meu jeito (I’ve lived a life that’s full, I’ve traveled each, and every highway, and more, much more than this, I did it my way).

Por fim, pense a respeito: o que você faz agrega valor ao mundo? O seu legado de vida vai depender muito da sua história de vida.

Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.

Quer saber mais? Leia o meu artigo Como construir uma filosofia de vida empreendedora 

Conheça o meu Canal no YouTube: Jerônimo Mendes

Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo

Conheça minhas Palestras e Treinamentos

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

9 Comments

  • Aparecida Da Silva, 25 de março de 2020 @ 16:01 Responder

    Aqui é a Aparecida Da Silva, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  • Felipe, 8 de julho de 2020 @ 09:37 Responder

    Muito bom seus artigos sempre acompanho. obrigado por compartilhar

    • Jerônimo Mendes, 13 de julho de 2020 @ 21:25 Responder

      Ok, Felipe, muito obrigado por dedicar parte do seu tempo para acompanhar o meu trabalho. Um grande abraço!

  • Curso de auriculoterapia, 13 de julho de 2020 @ 14:34 Responder

    Aqui é a Fernanda parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

  • Curso De Tarot, 15 de julho de 2020 @ 20:10 Responder

    Aqui é a Carmem parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

    • Jerônimo Mendes, 19 de julho de 2020 @ 11:05 Responder

      Valeu, Carmem! Muito obrigado pela referência. Um grande abraço e sucesso!

  • O Que É Auriculoterapia, 23 de agosto de 2020 @ 14:22 Responder

    Bom artigo sou a Regina Helena, e gostei muito deste artigo em seu site, tem muita qualidade parabéns vou acompanhar seus artigos, para saber mais dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *