Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Consultor organizacional: o mínimo que você deve saber

Consultor organizacional: o que faz?

Um bom consultor organizacional é aquele que possui habilidades e conhecimentos para ajudar as empresas a melhorar sua eficiência, produtividade e lucratividade. Algumas das características que um bom consultor organizacional deve ter incluem:

  1. Conhecimento especializado: o consultor deve ter conhecimentos sólidos em sua área de especialização, como gestão de projetos, liderança, estratégia, gestão de mudanças, entre outros.
  2. Boa comunicação: é essencial saber se comunicar de forma clara e concisa com a equipe da empresa e seus clientes.
  3. Adaptabilidade: o consultor organizacional deve ser capaz de se adaptar a diferentes situações e desafios que possam surgir durante o projeto, afinal, cada empresa tem um tipo de cultura e forma de trabalhar.
  4. Pensamento crítico: um bom consultor organizacional deve ter a habilidade de analisar e avaliar as informações disponíveis para propor soluções criativas e efetivas.
  5. Capacidade de liderança: deve ser capaz de liderar equipes e influenciar pessoas para implementar mudanças necessárias na organização. Protagonismo é fundamental em trabalhos de consultoria.
  6. Conhecimento de negócios: os princípios universais da gestão não mudam, entretanto, o consultor deve ter uma compreensão profunda do setor e do mercado em que a empresa atua.
  7. Visão estratégica: o consultor deve ser capaz de desenvolver e implementar estratégias que possam ajudar a empresa a alcançar seus objetivos de longo prazo.

O kit básico do bom consultor organizacional

Consultoria é uma das primeiras opções de profissionais que não conseguem se recolocar no mercado de trabalho; porém, existem consultores e consultores. Palavra de quem exerce a profissão há mais de 10 anos, além da longa experiencia em empresas de médio e grande porte.

Entretanto, há uma diferença abismal entre estar consultor e ser um bom consultor organizacional. Talvez a primeira opção seja um caminho para a segunda, mas isso, apenas o tempo dirá.

De qualquer forma, é impossível ser um consultor que se preze sem conhecer e dominar algumas regras básicas da gestão, principalmente quando se sabe que o cliente, em geral, nem sempre sabe o que quer ou onde está o verdadeiro problema.

Aliado a isso, se não houver foco naquilo que você realmente domina e um método claro de trabalho, por mais simples que seja, porém, estruturado, ninguém passa do primeiro contrato.

De maneira macro, aqui estão os 5 pontos que compõem o kit básico e que todo consultor deve abordar, a partir de um diagnóstico bem elaborado na empresa:

Estratégia: a empresa, o dono, os líderes em geral, sabem para onde a empresa está caminhando? Quem quer ser tudo para todos acaba não sendo nada para ninguém. Qual seria a primeira palavra que vem à mente do cliente ao lembrar daquela empresa?

Tecnologia / Sistemas: você pode ter o melhor sistema do planeta, e não ter nenhum, se não estiver parametrizado de maneira correta e se as pessoas ainda estiverem controlando tudo em arquivos paralelos do tipo Excel.

Processos: não é o que as pessoas querem fazer, mas o que a empresa precisa que seja feito; portaConsultor organizacionalnto, quando mais alinhado a forma de trabalho, melhor. Nesse aspecto, políticas, normas, procedimentos, processos etc. são fundamentais.

Pessoas: ter as pessoas certas no lugar certo fazendo a coisa certa é um exercício diário de acompanhamento, treinamento e reposicionamento, sempre que necessário. Tecnicamente, as pessoas são boas; o problema está na área comportamental. É duro ficar pegando no pé de marmanjo o tempo todo.

Filosofia de Liderança Positiva / Execução: a começar pelos sócios e demais lideranças da empresa; é impossível mudar uma cultura organizacional se não houver participação e engajamento das próprias lideranças e, geralmente, os donos / sócios, são os mais resistentes.

Existe ainda um outro ponto que vale a pena a ser considerado. A partir do momento em que você ser envolve diretamente nos negócio, principalmente da empresa familiar, é necessário muito jogo de cintura para administrar dificuldades que surgem dos dois lados: empresa e família.

E não adianta vir com essa conversa mole de que, se o consultor organizacional fosse bom, teria o seu próprio negócio. Quando ouvir isso, a resposta é simples: se você soubesse o que fazer, não estaríamos aqui conversando, portanto, nosso trabalho é uma via de mão dupla.

Existem milhares de consultores, de norte a sul do Brasil, mas, para se tornar um consultor organizacional e uma referência no mercado, não basta somente conhecimento técnico, experiência e diploma. Isso ajuda, mas o método, com início, meio e fim, é o que vai tornar o seu nome e o seu trabalho efetivo em qualquer lugar.

Sem método, talvez você se torne um bom ouvinte, e até conselheiro, mas nunca será um bom consultor. Pense nisso, aprofunde-se, estude, defina um bom método de trabalho e seja um consultor organizacional por excelência. Consultoria é sempre um desafio, mas com um pouco de planejamento, experiencia e método, pode ser um excelente meio de vida.

Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.

Quer saber mais? Leia o meu artigo

Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes

Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo

Conheça minhas Palestras e Treinamentos

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

2 Comments

  • Jiani, 13 de fevereiro de 2020 @ 10:45 Responder

    Artigo fantástico. Concordo com o que foi dito e já passei pela situação de cliente me pedir descrição de processo, mas não ter estratégia definida, sistema devidamente implementado e pessoas certas nos cargos certos. Do meu ponto de vista mudar a cultura dos sócios ainda é o mais difícil. Querem que os funcionários cumpram os processos quando eles mesmos não dão exemplo. Parabéns Jerônimo Mendes

    • Jerônimo Mendes, 18 de fevereiro de 2020 @ 09:59 Responder

      Valeu, Jiani! Espero que isso lhe ajude de alguma forma. Um grande abraço e sucesso na sua jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *