Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Qual é o seu negócio? [4 questões básicas]

Qual é o seu negócio?

Um modelo de negócio começa pela definição de quatro perguntas básicas, uma do Michael Porter, o pai da estratégia, e outras três do Peter Drucker, o grande guru maior da administração moderna:

  • Em que negócio você está? (PD)
  • Qual é o seu público-alvo? (PD)
  • O que você realmente vende? (PD)
  • Qual é o seu diferencial competitivo? (MP)

Outras questões são importantes, mas se você não tiver as respostas muito claras para as quatro questões acima, o posicionamento do seu produto ou serviço na mente do potencial consumidor será praticamente nulo.

Qual é o seu negocio
Image by jannoon028 on Freepik

Vamos nos ater à questão principal: o que você realmente vende? Selecione três ou quatro coisas importantes que você possui e facilitam bastante a sua vida, além de torna-la mais prazerosa. Não estamos falando de bens materiais ou de valores, mas de facilidades.

No meu caso, escolhi um notebook, um celular, um automóvel e uma cama confortável. Eu comprei tudo isso com um único objetivo: tornar a minha vida mais fácil. Mas este não é o ponto principal.

Algumas pessoas compram preço, outras compras facilidades, marcas, histórias e assim por diante, portanto, o que você realmente vende tem a ver com necessidade, aplicabilidade, poder de compra e filosofia de vida do consumidor final.

Exemplo prático: aquisição de um computador.

  • Necessidade

– Eu preciso de um computador (qualquer um).

  • Aplicabilidade

– Eu preciso de um computador robusto para rodar AutoCad.

  • Poder de compra

– Eu preciso um computador robusto, bonito e com design avançado.

  • Filosofia de vida

– Eu acho legal um computador, mas posso viver sem ele.

Agora, vamos transportar tudo isso para dentro das questões mencionadas no início do texto:

  • Em que negócio você está? Fabricação, comercialização, distribuição ou locação de computadores para uso pessoal ou corporativo. Dá para segmentar ainda mais isso, o importante é ser claro.
  • Qual é o seu público-alvo? Usuários de computador, classes A, B, C, D ou E, pessoas com interesse por tecnologia e assim por diante. Dá para ir mais além.
  • Qual é o seu diferencial competitivo? Design avançado, processador de última geração, assistência técnica em casa, conectividade com as principais redes sociais, bateria para doze horas etc. Poderíamos brincar com isso o dia todo.
  • Questão principal: o que você realmente vende? Se você pensa que vende apenas computadores ou notebooks, talvez você sobreviva e ganhe dinheiro, mas nunca vai encantar o consumidor.

O que você realmente vende? 

Na prática, o cliente quer visual, comodidade, cordialidade, facilidade, relacionamento, rapidez, eficiência, atendimento diferenciado, tudo isso e mais um pouco. O preço ajuda e a marca também, entretanto, se você não souber exatamente o que o cliente deseja, e ele geralmente não sabe, preço e marca não importam. O seu negócio deve ser simples, claro e conciso, em todos os aspectos.

Isso tem tudo a ver com o seu posicionamento correto no mercado e no segmento onde atua. Tem a venda com a cauda longa, ou seja, com o nicho e a especificidade do seu negócio; portanto, quanto mais claras forem as respostas para as quatro questões acima, melhor entendimento e o engajamento do seu público.

Lembre-se: organizar festas de casamento é apenas um termo técnico, pois, o que o cliente quer na verdade é realizar um grande sonho sem ter que se preocupar com nada. Pense nisso e empreenda mais e melhor!

Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.

Quer saber mais? Leia o meu artigo A arte do posicionamento

Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes

Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo

Conheça minhas Palestras e Treinamentos

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *