Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Consistência: o caminho mais rápido para a maestria

O que é consistência?

A consistência é um termo que pode ser aplicado a diferentes áreas, mas, de maneira geral, refere-se à qualidade ou estado de ser coerente, estável, sólido ou uniforme. Em várias contextos, a consistência implica em manter uma abordagem, um padrão ou um estado constante ao longo do tempo ou em diferentes situações.

Na ciência e na pesquisa, a consistência refere-se à repetibilidade de resultados ou observações. Quando um experimento ou estudo é consistente, significa que os resultados podem ser reproduzidos de forma confiável por diferentes pesquisadores ou em diferentes condições.

Na lógica e no raciocínio, a consistência refere-se à ausência de contradição ou conflito entre afirmações, argumentos ou proposições. Um conjunto de afirmações é considerado consistente se não houver contradições lógicas entre elas.

Em relação ao comportamento humano, a consistência é muitas vezes associada à estabilidade e previsibilidade das ações de uma pessoa. Uma pessoa consistente age de acordo com seus valores, princípios e padrões de comportamento ao longo do tempo, de forma a transmitir confiança e confiabilidade para os outros.

Consistência: a caminho da maestria
Image by Freepik

Além disso, a consistência também pode ser aplicada a várias áreas práticas, como design, comunicação, gerenciamento de projetos e sistemas. Em geral, busca-se a consistência para garantir uma experiência uniforme, facilitar a compreensão e evitar contradições ou confusões.

A necessidade de consistência para o crescimento pessoal

O conceito de consistência especificado nesse artigo é baseado em minha própria experiência de vida. Se você buscar o significado no dicionário, talvez não consiga extrair uma mensagem capaz de proporcionar direcionamento para uma vida mais rica e desafiadora; portanto, esse é o meu propósito.

Enquanto eu e você amadurecemos o conceito no decorrer da leitura, deixe-me relembrar a história de algumas personalidades influentes na história da humanidade, por meio de perguntas de reflexão. A resposta é intuitiva, por conta de tudo que você já leu e testemunhou a respeito, mas é necessário fazê-lo para fundamentar o conceito.

Você se lembra de ter lido qualquer coisa a respeito de Madre Teresa de Calcutá fazendo algo contrário à sua vontade ou sua vocação durante os seus oitenta e sete anos de vida? Lembra de ter lido ou assistido algum filme em que Mahatma Gandhi tenha mudado de ideia a respeito da libertação da Índia? Lembra de ter lido ou visto Nelson Mandela mudar de posição durante os vinte e oito anos em que ficou isolado nas prisões da África do Sul?

Agora, vamos migrar do altruísmo para o show business. Você sabe o que aconteceu quando Elvis Presley abandonou a música para se arriscar no cinema? Embora eu seja um fã incondicional do artista e tenha assistido a maioria dos seus filmes, posso afirmar que ele nunca foi um artista tão bom no cinema quanto era diante do microfone e da plateia.

Você consegue imaginar o Silverster Stallone ou o Arnold Schwarzenegger fazendo sucesso em filmes que não sejam de ação? Julia Roberts fazendo papel de mulher feia na tela? Roberto Carlos tocando heavy metal? Ivete Sangalo fazendo novela? Tiririca fazendo papel romântico no cinema?

O que vale para os artistas, empresários, cientistas e personalidades influentes da nossa sociedade vale também para o mais comum dos mortais. O fato de as pessoas serem bombardeadas com frequência com promessas de sucesso instantâneo, satisfação imediata, alívio rápido e temporário, leva muitas pessoas a se desviarem do seu objetivo principal.

Dispomos de poucos mapas que nos ajudem a encontrar o caminho ideal, se é que temos algum. A mentalidade imediatista que tomou conta da nossa sociedade impede o desenvolvimento das competências do ser humano, além de ameaçar sua saúde, educação, carreira, finanças e até mesmo o seu relacionamento pessoal e profissional.

Como elevar e manter a sua consistência

Todos nós aspiramos ao sucesso em diferentes áreas da vida, entretanto, o caminho é longo e difícil e as recompensas nem sempre são fáceis e rápidas. Dessa forma, procuramos trilhas diferentes, menos íngremes, e cada uma delas atrai certo tipo de personalidade, de acordo com a nossa zona de conforto.

Mudar o tempo todo por conta de qualquer dificuldade não vai ajudá-lo a atingir o nível da maestria. Você pode alcançar o sucesso temporário, entretanto, para mantê-lo é necessário manter a consistência nas suas ações durante toda a vida, além de caráter, força de vontade, atitude e inteligência emocional

Para fundamentar um pouco mais o conceito, vale a pena destacar as 5 diretrizes definidas por George Leonard, autor do bestseller Maestria: as chaves do sucesso e da realização pessoal. Essas diretrizes podem ser aplicadas a qualquer mudança que alguém queira realizar na vida. Vejamos:

Consistência: a caminho da maestria

  1. Tome consciência de como funciona a homeostase: em síntese, espere resistência e coice. Se você começou algo errado, somente você poderá decidir e mudar, mas não se deixe levar pelo pânico, tampouco desista ao primeiro sinal de apuro.

  1. Esteja disposto a negociar com sua resistência à mudança: envolve a disposição de dar um passo para trás toda vez que der dois para frente e vice-versa. Você nunca sabe de onde virá a resistência, mas prepare-se para ela e aprenda a negociar com quem quer que seja.

  1. Desenvolva um bom sistema de apoio: você pode fazer tudo sozinho, mas será de grande valia o apoio de pessoas que já passaram por algo semelhante, pessoas com quem você possa dividir as suas próprias histórias de mudança e ouvir as delas.

  1. Siga uma prática regular: A prática é simplesmente um hábito, e toda prática regular fornece uma espécie de homeostase fundamental, uma base estável durante a instabilidade da mudança.

 

  1. Dedique-se à aprendizagem a vida inteira: o aprendizado é muito mais do que aprender nos livros. Aprender é mudar e o aprendiz que nunca se cansa de aprender é essencialmente alguém que aprendeu a lidar com a homeostase, simplesmente porque o faz o tempo todo.

Com base nisso, você poderá decidir se quer realmente gastar o tempo e o esforço necessários para trilhar um caminho diferente toda vez que a mídia bombardear seus ouvidos com promessas de ganho rápido e fácil.

Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.

Quer saber mais? Leia o meu artigo Ser autêntico: um desafio permanente do ser humano

Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes

Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo

Conheça minhas Palestras e Treinamentos

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *