A origem da palavra Mindset
Há pouco mais de cinco anos, a palavra MINDSET tomou conta do ambiente de negócios, principalmente na área de treinamentos de desenvolvimento pessoal e profissional. MINDSET é a nova psicologia do sucesso.
Antes disso, o conceito já era amplamente discutido por profissionais da área de Coaching e Psicologia e está muito relacionado ao que se entende por modelos mentais, formação de paradigmas e padrões de pensamento do ser humano.
A partir dos estudos da professora Carol S. Dweck, da Universidade Columbia e também de Stanford, a palavra MINDSET ganhou uma conotação mais nobre e mais simpática embora ainda provoque certa confusão quanto à sua interpretação.
Em geral, as pessoas têm uma vaga ideia do que se trata e as respostas variam de uma para outra. A palavra é simples, a definição nem tanto.
MINDSET é a junção das palavras MIND (Mente) e SET, algo que pode ser traduzido de maneira simples como configuração, mapa, vetor de orientação.
Pode-se dizer então que MINDSET…
- É a maneira como sua mente é configurada; pense no seu G.P.S. mental;
- É a forma como você enxerga o mundo e reage (ou não) aos acontecimentos;
- É a maneira como você lida (ou não) com decisões difíceis;
- É o seu modelo mental estabelecido para lidar com adversidades, obstáculos, situações inesperadas e assim por diante.
Tipos de Mindset
Segundo Carol Dweck, existem dois tipos de MINDSET:
Mindset Fixo: é predominante quando você acredita que as suas qualidades são imutáveis, portanto, tem a ver com…
As suas crenças limitantes ou irracionais;
- Os seus modelos mentais negativos já estabelecidos;
- As decisões com base na sua origem, na sua cultura e na sua história pessoal;
- O seu medo de mudar e a sua zona de conforto;
- O fracasso diante das adversidades por conta das suas crenças limitantes.
Mindset de Crescimento: é predominante quando você acredita ser capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio do seu próprio esforço, portanto,
- É o que lhe permite prosperar nos momentos mais desafiadores de sua vida;
- É a forma positiva com a qual você encara e reage aos desafios;
- É o pensamento estruturado – positivo e racional – com o qual você avalia os fatos para tomar decisões complexas e difíceis.
Vejamos alguns exemplos práticos do uso do MINDSET, dos dois tipos:
1) Imagine que você esteja tentando o exame vestibular super concorrido para Direito, Engenharia ou Medicina e, depois de várias tentativas, não atingiu o objetivo.
- O que diz o Mindset Fixo? Isso não é pra mim, é a quinta tentativa, estou perdendo meu tempo, cansei de tudo isso, vou tentar um curso mais fácil etc.
- O que diz o Mindset de Crescimento? Preciso me dedicar mais e mudar a maneira de estudar; tenho que fortalecer meus pensamentos positivos; quero aprender a me concentrar mais; faz parte do processo, é só uma questão de tempo.
2) Imagine que você esteja tentando realizar uma venda expressiva para atingir a meta de vendas e conquistar o bônus máximo oferecido pela empresa no final do ano: um veículo 0 Km.
- O que diz o Mindset Fixo? Não vou conseguir, tem gente melhor do que eu; já é o quarto ano que estou tentando, não sei se vai dar; as metas estão cada vez mais difíceis; o que ganhei no ano é suficiente, não vale o esforço.
- O que diz o Mindset de Crescimento? O que eu preciso fazer pra conseguir esse carro? Quem mais eu preciso visitar para fechar a meta? O que eu ainda não explorei para vender mais? Eu sei que posso dobrar o número de visitas para atingir a meta.
3) Por fim, suponha que você esteja pensando em criar um negócio por conta própria, ou seja, abrir a sua própria empresa.
- O que diz o Mindset Fixo? Isso não é pra mim, já quebrei uma vez; ser empregado é bem mais garantido; não tenho vocação para ser patrão; melhor um pássaro não mão do que dois voando; ser empreendedor no Brasil é coisa de doido.
- O que diz o Mindset de Crescimento? isso é tudo que eu quero na vida; preciso entender melhor como funciona o fluxo de caixa; tenho que aprender a lidar com pessoas; preciso fazer um curso de finanças, de liderança etc.
Portanto, MINDSET tem a ver com a forma como sua mente está configurada para reagir positivamente aos acontecimentos. Isso lembra bem aquele antigo provérbio budista: não é o que lhe acontece, mas o que você faz com o que lhe acontece.
Pessoas de Mindset Fixo tendem a ficar estagnadas, culpam os outros, tem dificuldades para mudar e são adeptas da zona de conforto, portanto, não alimentam ambições.
Pessoas de Mindset de Crescimento são mais propensas a encarar os desafios, a buscar conhecimento e a adotar o positivismo, principalmente se isso estiver diretamente relacionado com seus objetivos e metas em relação ao futuro próspero que imaginam para si mesmo e para as pessoas ao seu redor.
É simples assim! Então, qual é o Mindset predominante em você?
Quer saber mais? Leia o meu artigo O mundo é dos otimistas
Visite meu Canal no YouTube. Clique em Jerônimo Mendes