O que são expectativas irreais?
Albert Ellis (1913-2007) foi um psicólogo americano pioneiro na abordagem cognitiva e comportamental da psicoterapia. Ele é mais conhecido por desenvolver a terapia racional emotiva comportamental (TCER), que mais tarde se tornou conhecida como terapia cognitiva comportamental (TCC).
De acordo com Ellis, a estrada para o inferno é feita de expectativas irreais. Com base no estudo dos comportamentos inadequados do ser humano, Ellis mapeou uma série de crenças irracionais para desenvolver sua teoria, com o propósito de eliminá-las.
Ellis acreditava que os pensamentos e crenças das pessoas sobre eventos externos desempenhavam um papel fundamental na sua reação emocional a esses eventos. Ele argumentou que muitos problemas emocionais surgem de pensamentos irracionais e disfuncionais, e que esses pensamentos podem ser identificados, desafiados e modificados para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Ellis publicou mais de 75 livros, entre eles o maravilhoso Como conquistar a sua própria felicidade, e inúmeros artigos ao longo de sua carreira, e seu trabalho influenciou muitos outros profissionais da área de saúde mental. Ele é considerado como um dos fundadores da terapia cognitiva comportamental e uma das figuras mais influentes na história da psicologia moderna.
Contrário aos ensinamentos de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, Ellis afirmava que os modelos psicanalíticos são uma total perda de tempo. O ideal seria que as pessoas adotassem comportamentos mais apropriados para o desenvolvimento do sucesso em vez de questionarem anos e anos a origem de tais comportamentos, como sugere a psicanálise.
Para Ellis, ao analisar comportamentos inadequados e mapear as crenças irracionais que servem de base para eles, seria possível destacar também as consequências óbvias desses comportamentos.
A partir do diagnóstico, seria mais fácil tentar um processo de reversão, estabelecer novas crenças e desenvolver um comportamento mais apropriado à realidade do ser humano e que proporcionasse menos sofrimento.
Em geral, Ellis tratava os distúrbios emocionais seguindo a técnica ABC, a qual ensina que, através de modelos cognitivos, as pessoas podem se conscientizar de que é possível superar suas próprias inibições ou limitações. Isso pode ocorrer por meio da detecção de “pensamentos contraproducentes” e das crenças irracionais subjacentes que recaem sobre as pessoas e não sobre os fatos.
De acordo com essa técnica, uma crença irracional pode ser identificada da seguinte forma: toda crença (Belief) possui um fato motivador (Adversity) que gera uma consequência (Consequence).
Exemplo: se você possui um filho que chega sempre de madrugada e levanta tarde (adversidade), tende a acreditar que ele é vagabundo (crença irracional) e começa a implicar com ele até que isso se torne insustentável. Nesse caso, há um sentimento de angústia ou de raiva em relação ao fato e à pessoa (consequência).
Como se formam as crenças irracionais ou negativas
Toda crença começa com um simples desejo ou interpretação sobre os fatos. Há uma tendência legítima de o ser humano transformar o simples desejo em desejo mais intenso, o que o leva a criar expectativas irreais sobre determinados eventos ou situações e isso passa a ser uma exigência. A partir desse momento, dependendo da carga emocional imposta sobre o desejo, a situação pode agravar-se e tornar as consequências desastrosas.
Isso justifica em parte a motivação para muitos crimes e outras atitudes impensadas do ser humano. Pensamentos distorcidos, expectativas não atendidas, desejos impossíveis, crenças irracionais em geral, criam emoção negativa e rótulos desnecessários sobre determinados eventos e situações.
Pessoas que não sabem ou não conseguem separar o problema prático do problema emocional tendem a manifestar comportamentos inadequados e criar expectativas irreais. Isso tende a provocar consequências desastrosas a partir de suas ações.
Entender a origem e as consequências do comportamento humano em qualquer situação é imprescindível para o sucesso pessoal e profissional. Quanto mais você entende de comportamento, mais compreende as pessoas e menos tendencioso se torna ao prejulgamento.
Como eliminar suas expectativas irreais ou crenças irracionais
Alguns insights são extremamente vitais para a destruição das crenças irracionais e vale a pena refletir sobre isso:
Emoção e comportamento negativo não são causados por eventos, mas pela crença irracional rígida sobre determinados eventos.
Exemplo: o fato de alguém jogar futebol todo sábado de manhã com os amigos de trabalho e extrapolar na cerveja uma vez ou outra não significa que ele está em companhia de bêbados irresponsáveis. O rótulo ao grupo e a carga de emoção atribuída ao evento geram falsas expectativas ou expectativas irreais, responsáveis pela destruição de muitos relacionamentos e amizades.
Embora as pessoas sejam julgadas pelos seus resultados, inclusive você, elas não são os seus resultados.
Exemplo: o fato de você não ter atingido uma meta profissional ou financeira em determinado momento não significa que você é incompetente. A sua essência não muda por conta do seu sucesso ou do seu fracasso, portanto, redefina a meta e siga em frente.
Quando você julga o “pecador” e não o “pecado”, sofre mais do que o necessário.
Exemplo: o fato de um funcionário ter chegado três vezes atrasado ao trabalho em menos de um mês não significa que ele é irresponsável. Esclareça as expectativas, reposicione o sujeito ou substitua-o e você resolverá o problema. Deixe-o ser feliz em outro lugar.
Crenças irracionais e expectativas irreais são alimentados ou eliminados por questionamentos repetitivos.
Exemplo: partindo-se do pressuposto de que você é aquilo que pensa, quanto mais pensamentos negativos e crenças irracionais você tem, menor a chance de eliminá-los. Como dizia Henry Ford, se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer maneira você está certo.
Por fim, quando você reflete e identifica suas crenças irracionais, torna-se mais fácil opor-se a elas e substituí-las por pensamentos e crenças mais úteis que reduzem a sua ansiedade e mudam a conclusão equivocada sobre os acontecimentos.
Eu e você gostaríamos que o mundo fosse muito diferente, entretanto, a realidade é o que ela é e não aquilo que nós gostaríamos que fosse, portanto, não alimente expectativas irreais. Pense nisso, sofra menos, faça a parte que lhe cabe e seja feliz!
Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.
Quer saber mais? Leia o meu artigo 12 lições sobre felicidade no trabalho
Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes
Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo
Conheça minhas Palestras e Treinamentos
4 Comments