Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Aposentadoria feliz: sonho ou realidade? [10 dicas preciosas]

Aposentadoria feliz é um sonho?

Antes da virada do século, o sonho da aposentadoria feliz era um pesadelo para muitos, afinal, poucas pessoas se aposentavam com uma renda compatível com a sua necessidade de sobrevivência.

Olhe um pouco para trás, converse com seus pais, tios e avós, e verá que, salvo raras exceções, quase todos se aposentaram com aquele mirrado benefício do INSS, e muitos ainda tiveram que seguir trabalhando para complementar a renda depois de aposentados.

Na época, se você não fosse uma pessoa esclarecida e não tivesse se preparado para se aposentar bem, do ponto de vista emocional, físico e financeiro, a tal da aposentadoria feliz seria apenas um sonho e, para muitos, um pesadelo.

Se conselho fosse bom não se dava, a gente vendia, diz o ditado; porém o que me deixa feliz no aconselhamento ou na mentoria é que o bom conselho sempre serve para alguém que precisa dele justamente em determinado momento. Um dia você vai ter que parar e refletir sobre isso.

Aposentadoria feliz 1
Image by Drazen Zigic on Freepik

Existe uma enorme diferença entre conselho e palpite; portanto, encare isso como um bom conselho e lembre-se de que o tempo caminha bem mais rápido do que a nossancapacidade de aprendizado e recuperação, e isso pode ser fatal para sua vida e sua carreira.

Se você perguntar para algumas pessoas sobre o que elas mais desejam na vida, a maioria dirá que se aposentar bem, conseguir uma boa renda passiva e um bom plano de saúde para suportar os desafios da melhor idade está razoável.

Uma casa na praia ou no campo não seria nada mal, entretanto, se você perguntar o que elas estão fazendo para se aposentar bem, talvez se surpreenda pelo fato de que a maioria vive sem a mínima preocupação com o futuro.

Talvez você ainda escute aquele famigerado jargão “o futuro a Deus pertence”, como se Deus fosse responsável pela falta de interesse das pessoas em se preparar para o futuro. Não gosto de ser injusto, pois sei que para muitos, a sobrevivência é a única alternativa.

O que nos impede de conseguir uma aposentadoria feliz?

Muito bem! Ainda que eu não tenha a mínima pretensão de me aposentar aos 60 anos, isso não significa que eu não deva olhar para o futuro sob uma perspectiva otimista e ao mesmo tempo preocupante.

A sociedade seletiva em vivemos nos exclui ou seleciona, de alguma forma, de acordo com alguns modelos mentais previamente estabelecidos. Esse é apenas um desafio a ser enfrentado a partir do momento em que você consegue aquela tão sonhada “aposentadoria feliz”. Lembre-se de que é a partir da “melhor idade” que os problemas típicos da idade avançada começam a surgir.

Um deles é o fato de que a idade limita a sua capacidade de realização, o que não é uma verdade absoluta, principalmente quando você se dedica a algo que lhe proporciona prazer e sentido de realização.

Aposentadoria feliz 2
Image from Freepik

Apesar disso, quando olhamos ao redor, notamos que são poucas as pessoas que conseguem oportunidades no mercado de trabalho quando estão acima dos 60 ou 70 anos, pelo menos nos empregos formais, onde a competição se torna mais acirrada. E quanto mais o tempo passa, maior a discriminação.

Infelizmente, o Brasil é um país hostil para os aposentados, a menos que você seja funcionário público e goze de uma boa remuneração, que pode lhe garantir uma aposentadoria feliz e integral a partir de determinada idade.

Contudo, talvez você não se realize profissionalmente, mas isso é assunto para outro artigo. São as escolhas difíceis da vida, motivo pelo qual estou fazendo o possível para abrir a sua mente e ajuda-lo de alguma forma.

10 dicas infalíveis para uma aposentadoria feliz?

Se você almeja uma aposentadoria feliz, a melhor maneira de consegui-la é preparar-se para ela. O fato de você trabalhar durante 30 ou 40 anos não garante uma “velhice feliz e saudável”, tampouco uma condição financeira capaz de lhe proporcionar mais alegrias do que tristezas.

Conseguir uma aposentadoria feliz requer disciplina, planejamento e sacrifícios que poucos estão dispostos a fazer durante a fase considerada mais produtiva da vida. Tentar reverter esse processo quando não você não tem mais energia, tempo e vontade para certas coisas será mais complicado.

O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason, é um dos livros mais simples e mais esclarecedores que já li. Você lê o óbvio e por ser tão óbvio, as parábolas do livro o incomodam. Eu já o recomendei em outro texto no site: Como aumentar a sua consciência financeira. Vale a pena ler depois desse, mas quero utilizar parte dele para colocá-lo no trilho da aposentadoria feliz.

O livro deveria ser adotado no primeiro ano do ensino fundamental, pois reflete a sabedoria de Arkad, o protagonista, que aborda princípios financeiros básicos que nunca foram ensinados quando mais precisávamos deles.

Dessa forma, eu tomei a liberdade de dividir algumas dicas ensinadas no livro, e mais algumas retiradas da minha própria história de vida, para que você leia com carinho enquanto ainda tem energia suficiente para isso. A aposentadoria feliz que você tanto deseja ou imagina depende muito das dicas apresentadas a seguir.

Pense e repense a respeito, comece a elaborar o seu plano, previna-se e não perca o objetivo de vista, a fim de desfrutar de uma aposentadoria mais digna, mais feliz e mais justa do que a geração anterior obteve; portanto, mais condizente com a sua realidade futura.

  1. Com dinheiro no bolso você é bonito, inteligente e sabe até cantar, diz o provérbio iídiche); portanto, prepare-se, gaste menos do que você ganha e poupe mais do que imagina que pode, a menos que você queira se preparar psicologicamente para depender do governo e dos seus filhos;
  2. Encontre-se profissionalmente: a vida é uma grande escada corporativa; depressão é quando você chega ao final e descobre que a escada está encostada na parede errada, segundo Joseph S. Campbell, autor de O Poder do Mito. Quanto mais cedo você se encontrar a sua vocação, razão pela qual você levanta animado todos os dias, menor o seu nível de depressão e maior o seu nível de satisfação;
  3. Sacuda o esqueleto e o cérebro: exercite-se, caminhe, encontre algo útil para movimentar o esqueleto, leia, escreva, converse com as pessoas por onde passa, seja protagonista para a solução de problemas, enfim, procure se manter lúcido; são atividades físicas e cerebrais que vão mantê-lo saudável, e não apenas o dinheiro;
  4. A base familiar vai mantê-lo nos trilhos: de acordo com David Oman McKay, religioso norte-americano, nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar; portanto, quanto maior a sua base familiar, menor a chance de você ser descartado por quem você mais vai precisar no futuro;
  5. Aprenda algo novo todos os dias: aprender é a única coisa da qual a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende, dizia Leonardo Da Vinci; portanto, nunca será tarde para iniciar uma nova carreira, um novo curso, uma nova profissão. O conhecimento não acaba com a sua aposentadoria, ao contrário, será a partir da aposentadoria que você mais precisa dele;

    O melhor caminho para uma aposentadoria feliz
    Image by karlyukav on Freepik
  6. Defenda uma causa que valha a pena: se isso acontecer de fato, garanto que você nunca vai se aposentar, afinal, o mundo precisa cada vez mais de solidariedade e cada vez menos de individualismo; nós somos chegamos onde chegamos porque somos seres gregários e nos ajudamos mutuamente;
  7. Construa uma renda passiva: dentro do possível comece cedo, poupe, invista em ações que pagam dividendos, carteiras imobiliárias etc.; faça cursos de educação financeira, adquira imóveis, terras, bens que geram renda passiva. O que é isso? Bens que geram renda sem a necessidade de trabalhar. Existem inúmeros profissionais que ganham a vida ensinado sobre isso. Leia o meu artigo: Como aumentar a sua consciência financeira. Aposentadoria feliz está intimamente ligada à sua consciência financeira.
  8. Reconheça a sua responsabilidade em termos de automotivação: uma aposentadoria feliz não depende do governo nem dos seus filhos nem do seu patrão; portanto, não transfira a responsabilidade para quem quer que seja. Ela é sua, exclusivamente sua, de mais ninguém;
  9. Se o dinheiro for a sua única esperança de vida, você jamais a terá (Henry Ford): a única segurança consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência; não confunda sua carreira com a vida. A carreira pode terminar com a sua vida, mas a vida não acaba com o fim da carreira;
  10. Seja você mesmo: o homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescentou algo, mas o homem comum do qual nada se tirou, afirmou Abraham Maslow, psicólogo. Quanto mais você for você mesmo, melhor a sua criatividade e você nem imagina o quanto vai precisar dela depois de aposentado.

Um exemplo de aposentadoria feliz seria de um indivíduo que sempre sonhou em viajar pelo mundo, e depois de se aposentar, decidiu realizar esse sonho. Ele planejou cuidadosamente a sua viagem, escolhendo destinos que sempre quis conhecer, e aproveitou a oportunidade para se conectar com outras culturas e pessoas.

Durante a viagem, ele obteve novas experiências gastronômicas, aprendeu novas línguas e fez novas amizades, o que lhe trouxe uma sensação de realização e felicidade. Após voltar de sua jornada, ele sentiu-se renovado e satisfeito, tendo cumprido um objetivo pessoal importante em sua vida. Eis um sonho a ser perseguido. Tudo na vida vale a pena!

Por fim, aposentadoria feliz é aquela em que a pessoa se sente satisfeita e realizada com a sua vida depois de sem aposentar, seja por ter conquistado seus objetivos pessoais, desfrutado de novas experiências ou mantido suas conexões com os amigos.

Contudo, não espere para ser feliz na velhice, quando a aposentadoria feliz chegar ou algo do tipo. Planeje, tome suas decisões, mas lembre-se que a felicidade não é uma meta a se alcançada, mas um estado de espírito que deve estar presente todos os dias na sua vida. É simples assim!

Quer saber mais? Leia o meu artigo: Como construir uma filosofia de vida empreendedora

Leia também: É possível ser feliz na melhor idade? 

Conheça o meu Canal no YouTube: Jerônimo Mendes

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *