Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

A importância de sonhar alto [ sonhar é bom, realizar é melhor ]

Sonhos de infância: sonhar alto

Desde pequeno eu fui estimulado a ler uma variedade de livros. Depois de grande, passei a cultivar o hábito saudável de comprar livros todos os meses, uma boa herança recebida do meu pai. Meu pai era um homem de pouco estudo e de poucas posses, porém ele sempre aparecia em casa com alguma novidade do mundo literário, de Machado de Assis à Enciclopédia Britânica.

De vez em quando ele trazia um exemplar da revista Status ou Ele e Ela, uma espécie de Playboy da época, e eu sempre dava um jeito de “ler” escondido e ainda me dava ao trabalho de remover as digitais da capa com cuidado para que ele não percebesse tamanha ousadia. Havia boas reportagens nessas revistas, posso jurar.

O contraditório de tudo isso era o fato de que, se fosse possível sonhar alto por meio dos livros, logo em seguida os sonhos eram ligeiramente sufocados pelo discurso da nossa real condição de vida.

Minha infância foi pouco favorável em alguns aspectos e muito favorável em outros, algo que eu agradeço todos os dias e, independentemente da nossa situação financeira, valeu a pena ser vivida. Eu sonhava muito na época olhando para aquelas celebridades, heróis de verdade, pessoas que fizeram a diferença por onde passaram.

Por várias razões, poucos de nós fomos doutrinados para sonhar, para lutar pelos sonhos, para voar mais alto e ir além quando as circunstâncias não são favoráveis. A gente se contentava com pouco e, muitas vezes, tinha os sonhos sufocados em troca de qualquer coisa para sobreviver.

Ao longo da vida, muitas coisas vão acontecendo, nem sempre da forma como desejamos e, em determinado momento, passamos a questionar a própria existência, por conta da enorme pressão que a sociedade exerce sobre nossas frágeis cabeças.

A importancia de sonhar alto | Jeronimo Mendes

Sonhar alto, cada vez mais alto

Durante a sua existência, de alguma forma, você é empurrado para perseguir um sonho ou um ideal de vida, quer motivado pela mídia com seus exemplos de arrancar lágrimas em menos de trinta segundos, quer pelos próprios pais quando atinge a maioridade.

Sem sonhos, a maioria vai se acomodando e reluta para abrir mão da comidinha caseira, da roupa sempre limpa e bem passada e do quarto arrumado exclusivamente para eles. Não é fácil sair da casa dos pais hoje em dia.

Afirmações do tipo “eu me odeio”, “o que estou fazendo aqui”, “não mereço tudo isso”, “nunca vou conseguir”, “até que fui longe demais” ou ainda “o dinheiro não traz felicidade” são decorrentes de circunstâncias pelas quais você passa ao longo da vida enquanto amadurece.

O lado ruim dessas afirmações é que se levadas a sério, e geralmente você leva, elas acabam sufocando a sua autoestima e você passa a acreditar que isso é mesmo verdade. Leva tempo para descobrir o quanto somos ricos, dizia Emerson, pensador norte-americano.

Os adolescentes sabem do que estou falando. Nessa época inesquecível, quantas vezes você foi despertado no auge de um sonho? Acorda, tá no mundo da lua? Pare de sonhar, vai arranjar emprego. Isso não é para o teu bico. Já fez a lição de casa? Estude, senão você não vai ser nada na vida e assim por diante.

Portanto, é necessário muito equilíbrio para superar as barreiras que surgem dentro da nossa própria casa, das quais a mente custa a se livrar. Sonhar é uma coisa, transformar sonhos em realidade é outra.

Um dos maiores erros que alguém pode cometer na vida é sufocar os sonhos alheios. Não temos esse direito. Isso pode ocorrer de várias maneiras, voluntária e involuntariamente.

No âmbito familiar, ocorre quando tentamos cometer os mesmos erros do nossos pais, ao interferir na carreira dos filhos, ao direcionar o curso que eles devem fazer, ao tentar escolher as pessoas com quem eles devem se casar, ao decidir tudo por eles, como se ainda fossem as mesas crianças mimadas de vinte anos atrás.

Mais improdutivo ainda é quando você abre mão dos seus sonhos e passa a afirmar que “graças a Deus, hoje você ganha o suficiente para dar aos filhos tudo aquilo que você não teve”. Que bobagem! Isso é o mínimo, mas lembre-se de que a escassez e as adversidades tornam o ser mais humano, equilibrado e sociável, longe dos perigos da zona de conforto.

No âmbito profissional ocorre quando alguém faz questão de mencionar o cargo em alto e bom som para todo mundo ouvir, quando humilha o colaborador na frente dos colegas, quando remunera as pessoas de acordo com a cor, a opção sexual ou a religião.

Naturalmente, o bom senso me faz lembrar que as coisas são muito mais simples no papel, mas sonhar é uma questão de exercício diário. Você imagina uma situação melhor, calcula a distancia entre a situação atual e a desejada, relaciona os objetivos e metas a serem atingidos, exalta os pontos fortes e administra os pontos fracos, fortalece os pensamentos positivos e a mente vai ganhando consistência.

Um sonho é construído aos poucos, sonho por sonho, ação por ação. As pessoas sempre apresentam uma série de obstáculo que as impedem de realizar o sonho. É o que se pode chamar de procrastinação, a arte de arranjar desculpas para adiar as ações, uma praga dos tempos modernos que deveria ser banida do vocabulário.

Como transformar sonhos em realidade: sonhar alto

Para continuar vivo e lutando por uma vida melhor, nunca deixe morrer o sonho. Quando o sonho acaba, morre uma parte de nós. Sonhar faz parte da natureza humana e para mantê-lo vivo é necessário se conhecer interiormente a fim de encontrar a potencialidade que o fará construir um futuro melhor

Quem me conhece sabe o quanto eu abomino comentários do tipo “não vejo a hora de me aposentar para fazer aquilo que realmente gosto”. Esperar a aposentadoria para colocar em prática uma ideia relacionada com a sua vocação significa desperdício de energia vital.

Perseguir um sonho até o fim dos seus dias é a única forma de torná-lo mais ativo, criativo e completo. Segundo Deepak Chopra, é no conhecer-se que reside a capacidade de realização de todos os seus sonhos, portanto, tenha em mente que a leitura de livros e mais livros simplesmente não basta.

Portanto, pare de acreditar que um dia, de tanto ler e pensar, algo vai cair do céu e presenteá-lo com coisas maravilhosas, as quais você não fez o mínimo esforço para conseguir.

Sonhar é bom, porém como diria Abílio Diniz, Presidente do Grupo Pão de Açúcar, “enquanto alguns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo para consegui-lo”. Na prática, são as atitudes por meio de pequenas e repetidas ações consistentes que vão conduzi-lo ao que você realmente deseja.

Eu aprendi tarde a alimentar o sonho que existia dentro de mim desde criança. Por um bom tempo, um dos meus sonhos ficou apagado, porém consegui reacendê-lo, voltei a escrever e estou refazendo meu caminho com muita paixão e determinação.

Desejo muito que você resgate o seu e persista na realização dos seus sonhos, razão pela qual divido a seguir a minha fórmula pessoal de realização de sonhos. Espero que lhe seja útil. Sonhar é bom, realizar é bem melhor.

Daqui a algum tempo, quando nos encontrarmos, quero ver o sorriso estampado nos seus lábios por conta das transformações que você será capaz de fazer, por iniciativa própria.

Eu demorei a me conscientizar do quanto eu era capaz de realizar meus sonhos. Alguns livros me ajudaram muito, por isso eu acredito nos livros e naqueles que dividem o conhecimento com as pessoas.

Sonhar alto é bom! realizar é melhor!

  • Sonhar não custa nada: pense todos os dias, ao acordar e antes de dormir, sobre o que você precisa para colocar uma ideia em prática; é importante que o sonho esteja relacionado com aquilo que você realmente gosta de fazer, caso contrário, passa a ser um incômodo.
  • Sonhar é o estopim: relacione tudo o que você gostaria de ter e de realizar; não se baseie em John Lennon que afirmou que “a vida acontece enquanto você faz planos”; está provado que os objetivos colocados no papel são mais factíveis e passíveis de realização.
  • Sonhar é agir: as pequenas ações que determinam o grau de sucesso das suas conquistas e quanto mais cedo você começar e estimular os filhos, maiores as chances de ter o sonho concretizado em vida.
  • Sonhar faz bem para a alma: é melhor sonhar do que se lamentar o tempo todo, porém não se esqueça de trabalhar. O descontentamento permanente é a falta de confiança em si mesmo.
  • Sonhar alto faz a gente crescer interiormente: busque o melhor de si em todas as suas realizações, seja determinado, mantenha a fé, o foco e a persistência.

Por fim, lembre-se: segundo Mark Twain, escritor e empreendedor norte-americano, o segredo de ir em frente está em começar; o segredo de começar estar em repartir suas tarefas complexas e esmagadoras em tarefas pequenas e administráveis e, então, começar pela primeira.

 

Quer aprender um pouco mais?

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *