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15 lições sobre liderança (ou a falta dela)

15 lições sobre lideranças: as mais importantes, segundo Tom Peters.

Caros líderes e futuros líderes,

Esses últimos cinco anos, principalmente os anos em que a pandemia desafiou todas as formas de liderança, foram muito doidos. E, ao que tudo indica, a pressão por resultados melhores tende a aumentar uma vez que resultado é sinônimo de sobrevivência.

A vida profissional da maioria e, em especial dos líderes, será carregada de ambiguidade, apostas, incertezas e altos riscos. E, não se esqueça, de desempenho muito acima da média. Você pode ganhar muito bem, mas terá que trocar uma boa quantidade de vida pelo sucesso profissional e financeiro.

Talvez você não tenha escolha e terá de se reinventar como líder, a competência mais importante do mundo dos negócios, caso contrário, prepare-se para abandonar o navio. Como afirmou Tom Peters há mais de vinte anos, liderança é o atributo de quem tem a maior demanda e a menor oferta no mercado.

Portanto, se você acredita que a experiência é suficiente, comece a rever os próprios conceitos de liderança. Já dizia Maquiavel, há mais de quinhentos anos, não existe nada mais perigoso de conduzir e mais incerto quanto ao sucesso do que a introdução de uma nova ordem das coisas. Portanto, vamos às lições:

  1. Líderes são mais estratégicos. Quanto mais estratégico, menos operacional, e vice-versa. Desconheço líderes que não tenham sido operacionais algum dia, pelo menos no início da carreira. A diferença entre o líder estratégico e o líder operacional é que primeiro consegue se desvencilhar da rotina na medida em que vai aprendendo a lidar com gente e o segundo tem recaídas constantes. Quem acredita que sabe fazer melhor do que o colaborador e não larga o osso nunca vai se livrar do operacional.
  2. Líder nem sempre é aquele que apresenta o melhor resultado ou desempenho. Já ouviu aquela história de que promover o melhor profissional da equipe vai resultar numa excelente liderança? Bobagem! O melhor jogador do time nem sempre é o capitão. Você pode ter sido um excelente vendedor, mas não significa que será um excelente gerente de vendas. As competências mudam radicalmente de um cargo para o outro.
  3. Líderes visionários são importantes, mas gestores de negócios são essenciais. Segundo Michael Gerber, autor do livro O Mito do Empreendedor, existem três tipos de pessoas nas empresas: o empreendedor, o administrador e o técnico. Não tente ser os três ao mesmo tempo porque você vai se perder. Empreendedor é o visionário, o ousado, o que abre caminhos. Gestor é quem aperfeiçoa os detalhes, ao estilo mão de ferro, e faz as coisas acontecerem. Técnico é aquele que ama o produto, o serviço, a excelência. Os três são importantes, mas quem quer ser tudo para todos acaba sendo nada para ninguém.
  4. Líderes criam novos líderes. Essa lição é do Ram Charan, autor de vários livros, entre eles O líder criador de líderes. São poucos aqueles que crescem sem formar novos líderes e existem três razões para um líder não querer criar novos líderes: 1) não confia nas pessoas. 2) não treina as pessoas; 3) tem medo de sombra. Em qual das três você se encaixa? Não tenha medo de contratar pessoas melhores do que você. Tenha medo de não saber como lidar com elas.
  5. Líderes energizam o ambiente: o mundo mudou, as pessoas mudaram, as escolas de negócios mudaram, o jogo dos negócios mudou. Uma das principais razões pelas quais os colaboradores deixam a empresa e o tal do ambiente desmotivador. Saiba alternar os movimentos de descontração e pressão e as pessoas vão amar você.
  6. Líderes sabem controlar o ego. Se você está no cargo, as pessoas sabem que você é o líder. Não é necessário sair espalhando a boa nova pelo corredor, entretanto, como diria Tom Peters, mais uma vez, chegar ao topo é fácil, difícil é conquistar o respeito do grupo. O ego elevado dura somente o tempo necessário para se encontrar outro ego com mais poder.
  7. Líderes se posicionam. Talvez você não queira ser o primeiro a se manifestar numa reunião, mas procure não ser o último. Assuma as rédeas da sua área e “cacareje”, afinal, quem não se manifesta nunca terá a oportunidade de ser ouvido e ser julgado pelos seus resultados. Esteja convencido de que pode fazer a diferença.
  8. Líderes se conectam em vez de competir entre si. O início da decadência profissional começa com a competição desenfreada entre líderes dentro da própria empresa. Esqueça a competição, pois ela é natural desde o dia em que você nasceu e quando entrou na empresa. Líderes atingem resultados melhores quando formam uma equipe de líderes.
  9. Líderes insistem no realismo: se as coisas não estão bem como deveriam ou se poderiam estar melhores, líderes não se acomodam. Tudo é passível de mudança e melhoria, mas é preciso ousadia para mudar o status quo. Ter lucro não significa que as coisas estão sendo feitas da melhor forma possível.
  10. Líderes aprendem rápido: você precisa dominar tudo, mas precisa ter uma boa noção de onde está pisando, sob pena de ser atropelado pela prepotência. Se não te disseram ainda, na posição de líder, você nunca mais vai parar de aprender. O capital intelectual também acaba.
  11. Líderes imprimem sentido ao trabalho. O papel do líder não é apenas dizer o que deve ser feito e tomar decisões. As pessoas querem ver sentido naquilo que fazem e o líder deve ajudá-las a absorver o caos, a enxurrada de informações e as incertezas da mudança a fim de que possam entender que o esforço vale a pena.
  12. Líderes não carregam ninguém nas costas: a menos que você seja o dono da empresa, goste de queimar dinheiro e não se importe com a carga de trabalho imposta aos demais, livre-se dos ineficientes. Existem inúmeros profissionais de primeira linha no mercado, prontos para abraçar uma oportunidade e mostrar o seu talento. Deixe o ineficiente ser feliz em outro lugar.
  13. Líderes possuem método. É impossível se tornar um bom líder sem estilo e método de trabalho. Prestar feedback decente, conduzir a solução de um problema, vender uma ideia ou apresentar um projeto, motivar uma equipe, tudo isso exige métodos e ferramentas consagradas. Liderança sem método é liderança medíocre.
  14. Líderes cometem erros. Na medida em que os resultados desabam, as cobranças são mais fortes e a tendências aos erros são cada vez maiores. Quando você comete erros, mas é capaz de reconhecê-los, terá mais facilidade para cometê-los com mais frequência e para tolerar erros dos colaboradores também. É impossível desenvolver algo singular sem cometer qualquer tipo de erro.
  15. Líderes confiam na experiência, mas estão sempre atentos às mudanças. Em tempos de conexão, competição, simplificação e tecnologia, uma rápida adaptação às mudanças é mais importante que o conhecimento. É praticamente impossível absorver tudo, porém, em relação à sua área e ao seu negócio, a diferença básica entre liderar um grupo e liderar uma equipe pode ser a sua vantagem competitiva mais importante.

Liderança é um conceito misterioso e ilusório, afirmou Stephen Covey, em seu bestseller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, talvez pelo fato de ser uma competência em constante aperfeiçoamento.

A maioria das pessoas sequer sentirá o gostinho de influenciar a vida de outras pessoas por meio do exemplo pessoal. Eu aprendi muito com todos os líderes que cruzaram o meio caminho, ora no papel de colaborador, ora no papel de consultor. Odiei alguns e amei a maioria, mas, de uma forma ou de outra, todos me ensinaram algo.

E você, qual foi a maior lição de liderança aprendeu durante sua trajetória profissional?

Quer saber mais? Leia o meu artigo Como começar bem o seu primeiro cargo de liderança

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Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

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