O que são vantagens competitivas?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um dos conceitos menos explorados e mais importantes para quem deseja ter sucesso no mundo dos negócios é o que Michael Porter definiu como vantagem competitiva

Na prática, vantagem competitiva é a condição que diferencia uma empresa ou um profissional da concorrência. Para entender melhor, uma pergunta que eu sempre faço é a seguinte: o que o levaria a comprar algo do Submarino em vez da FNAC? Do Boticário em vez da Natura? Da Apple em vez da HP? Da Honda em vez da Yamaha?

Quando isso estiver claro em sua mente é porque a sua escolha possui vantagens competitivas bem definidas que podem estar no preço, no design, no prazo, na posição que a empresa ocupa no mercado, na sua simpatia pela marca, na preocupação da empresa com o meio ambiente etc.

Vantagens Competitivas

Uma vantagem competitiva origina-se de uma competência central do negócio. Competência é uma habilidade adquirida no segmento onde você atua ou naquilo que você faz, mas para se transformar em vantagem competitiva, você precisa exercê-la melhor do que os seus concorrentes.

Em síntese, uma vantagem competitiva deve ser: 1) difícil de imitar; 2) única; 3) sustentável; 4) superior à competição; 5) aplicável a múltiplas situações. Por essas e outras razões não é fácil desbancar a Apple, o Cirque Du Soleil, o Google, a Intel, a Sony e tantas outras empresas que você admira.

Se as vantagens competitivas podem ser utilizadas para promover uma empresa ou um produto, por que elas não podem ser utilizadas para promover a sua pessoa? Pensando nisso, tomei a liberdade de escrever alguns pontos que vão ajudá-lo a se destacar na multidão. Quando tiver a resposta para tudo isso será mais fácil de se posicionar no mercado.

Em que você é bom? Todos nós temos habilidades incríveis e somos singulares em alguma coisa. É o seu talento natural, o dom que lhe foi concedido para fazer o bem na Terra. Não importa a profissão escolhida, mas se você se dedica de corpo e alma mais do que o seu concorrente aí está a sua primeira vantagem competitiva. 

Quais são as suas habilidades mais fortes? Exemplos práticos: gosto de escrever, adoro lidar com gente, sei planejar as coisas, sou bom articulador, gosto de liderar pessoas, tenho facilidade para física e matemática, adoro cuidar de animais, tenho profundo respeito pela natureza e assim por diante. O que fizer melhor do que os outros se transforma em uma grande vantagem competitiva. 

De todas as necessidades existentes no mundo, quais você pode atender bem? Lembre-se Al Ries e Jack Trout: quando você quer ser tudo para todos acaba não sendo nada, portanto, escolha a área com a qual você mais se identifica ou com a qual você tem mais afinidade. As perguntas corretas definem as escolhas corretas. Se você deseja ser um biólogo, lute com todas as suas forças para ser o melhor biólogo do planeta. 

O que você deseja realmente fazer, e acredita conseguir? Todo ser humano precisa de uma causa para brigar. Se você for apaixonado pela natureza, certamente, vai considerar a possibilidade de abraçar uma causa pela qual valha a pena lutar. Como são poucos os que nascem com a devida consciência ambiental, eis aqui uma enorme vantagem competitiva. 

Em que tipo de profissão ou negócio você está disposto a passar o resto da sua vida? Quanto mais apaixonado você for pela profissão, maior a chance de se realizar e contribuir para uma sociedade melhor. Dinheiro é importante, mas se você levar em conta somente o dinheiro, você reduz a sua vantagem competitiva. 

Isso é algo que o mundo necessita? Simples assim. Ajuda a melhorar a vida das pessoas? É útil, agradável? Desperta o sorriso nas pessoas? Renova a esperança? O mundo está carente disso? 

Trata-se de uma contribuição importante, essencial, indispensável? Mobiliza as pessoas? Contribui para o crescimento individual e coletivo de alguma forma? Desperta sentido de contribuição e de realização ao mesmo tempo? Isso pode fazer a diferença no mundo?

As pessoas são capazes de realizar coisas incríveis, entretanto, são poucas as que acreditam nisso. Quando você conseguir estabelecer suas vantagens competitivas de maneira clara, como profissional ou como empreendedor, estará se distanciando da multidão.

Por fim, lembre-se de que todos nascem com um dom especial. Quanto mais cedo você descobri-lo e quanto mais você exercê-lo com paixão, mais rápido conseguirá estabelecer suas vantagens competitivas.

Pense nisso e empreenda mais e melhor!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *