O mínimo que você deve saber para se tornar um bom consultor [ Kit Básico ]
|Consultoria é uma das primeiras opções de profissionais que não conseguem se recolocar no mercado de trabalho; porém, existem consultores e consultores.
Entretanto, há uma diferença abismal entre estar consultor e ser consultor. Talvez a primeira opção seja um caminho para a segunda, mas isso, apenas o tempo dirá.
De qualquer forma, é impossível ser um consultor que se preze sem conhecer e dominar algumas regras básicas da gestão, principalmente quando se sabe que o cliente, em geral, nem sempre sabe o que quer ou onde está o verdadeiro problema.
Aliado a isso, se não houver foco naquilo que você realmente domina e um método claro de trabalho, por mais simples que seja, porém, estruturado, ninguém passa do primeiro contrato.
De maneira macro, aqui estão os 5 pontos que todo consultor deve abordar, a partir de um diagnóstico bem elaborado na empresa:
Estratégia: a empresa, o dono, os líderes em geral, sabem para onde a empresa está caminhando? Quem quer ser tudo para todos acaba não sendo nada para ninguém. Qual seria a primeira palavra que vem à mente do cliente ao lembrar daquela empresa?
Tecnologia / Sistemas: você pode ter o melhor sistema do planeta, e não ter nenhum, se não estiver parametrizado de maneira correta e se as pessoas ainda estiverem controlando tudo em arquivos paralelos do tipo Excel.
Processos: não é o que as pessoas querem fazer, mas o que a empresa precisa que seja feito; portanto, quando mais alinhado a forma de trabalho, melhor. Nesse aspecto, políticas, normas, procedimentos, processos etc. são fundamentais.
Pessoas: ter as pessoas certas no lugar certo fazendo a coisa certa é um exercício diário de acompanhamento, treinamento e reposicionamento, sempre que necessário. Tecnicamente, as pessoas são boas; o problema está na área comportamental. É duro ficar pegando no pé de marmanjo o tempo todo.
Filosofia de Liderança Positiva / Execução: a começar pelos sócios e demais lideranças da empresa; é impossível mudar uma cultura organizacional se não houver participação e engajamento das próprias lideranças e, geralmente, os donos / sócios, são os mais resistentes.
E não adianta vir com essa conversa mole de que, se o consultor fosse bom, teria o seu próprio negócio. Quando ouvir isso, a resposta é simples: se você soubesse o que fazer, não estaríamos aqui conversando, portanto, nosso trabalho é uma via de mão dupla.
Existem milhares de consultores, de norte a sul do Brasil, mas, para se tornar uma referência no mercado, não basta somente conhecimento técnico, experiência e diploma. Isso ajuda, mas o método, com início, meio e fim, é o que vai tornar o seu nome e o seu trabalho efetivo em qualquer lugar.
Sem método, talvez você se torne um bom ouvinte, e até conselheiro, mas nunca será um bom consultor. Pense nisso, aprofunde-se, estude, defina um bom método de trabalho e seja um consultor por excelência.
Quer saber mais? Leia o meu artigo O principal desafio do consultor
Artigo fantástico. Concordo com o que foi dito e já passei pela situação de cliente me pedir descrição de processo, mas não ter estratégia definida, sistema devidamente implementado e pessoas certas nos cargos certos. Do meu ponto de vista mudar a cultura dos sócios ainda é o mais difícil. Querem que os funcionários cumpram os processos quando eles mesmos não dão exemplo. Parabéns Jerônimo Mendes
Valeu, Jiani! Espero que isso lhe ajude de alguma forma. Um grande abraço e sucesso na sua jornada.