Ser ou nao ser diferente

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Você foi contratado para fazer parte da equipe de vendas de uma grande empresa e aos poucos vai tentando colocar em prática algumas idéias que há muito tempo estão engavetadas na mente à espera de uma oportunidade para torná-lo reconhecido no mercado de trabalho.

Todos os dias, religiosamente, você chega cedo, cumprimenta os colegas com largo sorriso nos lábios, prepara a agenda de trabalho, revê suas metas e, pelo fato de ter um propósito de vida muito claro, não há nada que possa quebrar a sua expressão de otimismo e de esperança com relação ao novo emprego, afinal, você sabe o quanto lutou para conquistar essa vaga e tem noção de quantos profissionais dariam tudo para estar ali no seu lugar.

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Depois de algum tempo você percebe que as coisas não são tão simples assim e, apesar do seu esforço e dedicação, o ambiente de trabalho está sempre carregado, o chefe não é nada amistoso e os colegas parecem pouco dispostos a lhe conceder uma chance de apresentar suas idéias.

De fato, embora se trate de uma corporação respeitada, os problemas são comuns, portanto, a recomendação das pessoas que simpatizam com o seu jeito de ser é que você aja com cautela e procure entender a cultura da organização enquanto a oportunidade e o reconhecimento não chegam. Quanto mais absorver o clima organizacional, mais chance terá de apresentar a idéia certa, no momento certo, para a pessoa certa.

Com tanta experiência acumulada e uma vontade incontrolável de fazer a diferença, você sente que tem condições de contribuir mais, porém fica dividido entre a recomendação dos colegas e o desejo de entrar na sala do chefe para dizer o quanto suas idéias podem transformar o departamento numa usina de negócios lucrativos. Uau! Você chega a sonhar com isso.

Naturalmente, em função de tudo que você viu e ouviu, o ambiente de trabalho demonstra ser um celeiro de oportunidades e de mudanças na forma de realizar as tarefas e conduzir os negócios. Com um pouco de ousadia, sorte e discernimento, você acredita que pode se destacar no meio daquela turma de acomodados embora suas idéias sejam ofuscadas a todo instante pela incerteza da reação alheia. O que vão pensar os companheiros de trabalho que estão ali há anos? O que vai dizer o chefe?

Se tudo isso lhe parece familiar, não se desespere. Você faz parte de uma tropa de elite muito invejada nas organizações: a dos sonhadores. Existem outras igualmente rotuladas que tem tudo a ver com o seu jeito de pensar e agir, a dos otimistas e a dos realizadores, portanto, você não está sozinho.

A questão central é: ser diferente, mais participativo vai contribuir para o seu desenvolvimento profissional? Outras não menos importantes são: como ser mais participativo sem parecer bajulador, atrevido ou prepotente? Até que ponto suas idéias são interessantes e valiosas para solucionar os problemas da empresa? Tomar a iniciativa faz alguma diferença nas decisões do líder? Qual é o momento mais adequado para expor suas idéias: uma reunião de trabalho ou uma conversa particular com o chefe?

Acredite, não existe uma fórmula ideal para torná-lo mais participativo e reconhecido na empresa. Cada profissional tem uma história de vida, um estilo, uma formação, um jeito de ser e de contribuir, portanto, a virtude mais apropriada para isso é o bom senso. O que conta a seu favor é o fato de que nenhuma empresa contrata alguém simplesmente para receber ordens.

As empresas anseiam por profissionais que cultivam o hábito de fazer bem mais do que aquilo para o qual estão sendo pagos. Pessoas com elevado nível de iniciativa e de dedicação serão sempre olhadas com mais atenção. Você conhece algum profissional que tenha sido promovido graças ao seu alto nível de pessimismo e falta de iniciativa?

Em qualquer profissão é melhor se destacar pelo excesso de iniciativa do que pela falta dela, entretanto, para se obter sucesso na proposição de uma idéia e evitar dissabores, alguns pontos devem ser levados em consideração. Confira a seguir as dicas que poderão levá-lo a uma boa posição de destaque no ambiente de trabalho.

CHECK LIST DA BOA IDÉIA
Dicas para ampliar o seu nível de confiança e de participação na solução de problemas relacionados ao ambiente de trabalho
  • Antes de apresentar uma idéia, estude-a com profundidade, avalie os prós e os contras e certifique-se de que a mesma é aplicável na empresa;
  • Demonstre conhecimento sobre o assunto; isso gera confiança, uma virtude indispensável para quem se propõe a “dar a cara para bater”;
  • Não existe idéia perfeita nem idéia completamente descartável, entretanto, seja original, simples e criativo; tome cuidado para não reapresentar uma idéia que não é sua;
  • Reflita sobre as questões que favorecem a aceitação de novas idéias: reduz custos? É inovadora? Aumenta o faturamento? Traz resultados em curto prazo?
  • Esteja aberto a críticas, contribuições e mudanças na concepção original, caso contrário, é provável que a idéia continue armazenada na sua mente por muito tempo.

 O mundo é repleto de profissionais que não fazem nada além do que lhe mandam e outros que fazem somente aquilo que lhe mandam, portanto, ter iniciativa e demonstrar interesse é ser diferente. E com bom senso, “ser, pensar e agir diferente” são requisitos essenciais para quem deseja se destacar no ambiente de trabalho e conquistar definitivamente a confiança daqueles que esperam muito mais do que você imagina ser possível realizar.

 Pense nisso e seja feliz!

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