Querer não é poder

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Como diria o célebre poeta português Fernando Pessoa, Querer não é poder…quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.” Depois de determinada idade isso vai ficando cada vez mais claro. Quando você é jovem e os hormônios estão à flor da pele tudo é possível, pelo menos enquanto os obstáculos ainda são pequenos.

Eu quero muito ser o melhor professor, o melhor palestrante, o melhor escritor, o melhor consultor, o melhor treinador, o melhor pai, o melhor marido, o melhor filho, o melhor amigo e o melhor ser humano da face da Terra. E muito mais do que isso, ser reconhecido como tal, sentir-me importante e ser valorizado por onde quer que eu ande.

Querer não é poder

Por conta de tudo isso, eu quero realizar dezenas de aulas, palestras e treinamentos por mês, registrar o acesso de milhares de leitores no site, vender milhões de livros, semear conhecimento para o maior número possível de pessoas ao redor do mundo. E muito mais do que isso, ser reconhecido como tal, sentir-me importante e ser valorizado.

Eu quero ganhar dinheiro com o meu trabalho, por conta do meu esforço em quarenta anos ininterruptos de estudo e aperfeiçoamento. Como você já está cansado de saber através dos meus artigos, minha visão é ser uma referência em desenvolvimento pessoal e profissional. E muito mais do que isso, ser reconhecido como tal, sentir-me importante e ser valorizado.

Apesar de todas as minhas falhas e limitações, eu quero que as pessoas me olhem, aproveitem a minha experiência e espalhem sem medo: esse é o cara, vai por mim, nota dez, uma a pessoa que faz a diferença no mundo. Tudo o que ele diz ou recomenda vale a pena. Pode confiar, conheço o trabalho dele. E muito mais do que isso, ser reconhecido como tal, sentir-me importante e ser valorizado.

Se não for pedir muito, eu quero ser feliz, rico, magro, saudável, bonito, carismático, amado pelos filhos, mais ainda pela esposa. Quero servir de inspiração para os alunos, amigos, vizinhos, conhecidos e colegas de trabalho. Ter dinheiro sobrando no banco não seria nada mal. E muito mais do que isso… Será que estou querendo demais?

Eu e você queremos tudo ao mesmo tempo. O ser humano em geral quer muito mais do que o mundo pode lhe oferecer. Na prática, o querer vem antes do poder e este, por sua vez, demora para ser conquistado. Difícil entender isso. Tudo seria mais fácil se o inverso fosse verdadeiro, algo como “eu sempre posso e agora eu quero.”

Felizmente, para o nosso próprio bem, querer não é poder. Quem criou essa máxima supervalorizou a nossa capacidade de realização. A despeito de todos os esforços, isso nem sempre é possível. As variáveis e as exigências do mundo são tantas que é fácil desanimar em determinados momentos.

O fato é que a vida é dura para todos. Se fosse simples, bastava aplicar os segredos de O Segredo. Estamos todos na mesma condição. Lembre-se que o universo não foi feito para que a minha e a sua vida fosse mais fácil que a vida dos outros, portanto, querer não é suficiente. É necessário conhecer a si mesmo para saber utilizar suas forças e reduzir suas fraquezas.

Assim sendo, descomplique sua vida e ajuste suas expectativas de acordo com a sua realidade e o seu nível de esforço. Querer não é poder e se nada do que você quer for possível, isso não vai diminuí-lo como ser humano.

Por fim, ainda que a pior coisa do mundo possa lhe acontecer, você será capaz de suportar qualquer adversidade e vai descobrir que a vida tem muito valor e, mais importante de tudo, que você tem valor diante da vida.

Pense nisso e seja feliz!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *