Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

O que é responsabilidade? [7 valores e princípios]

O que é responsabilidade: o conceito

Responsabilidade é a obrigação de responder pelas próprias ações ou decisões. Isso significa que quando uma pessoa é responsável por algo, ela é considerada a pessoa que deve responder pelos resultados ou consequências daquilo que fez ou deixou de fazer.

A responsabilidade pode estar relacionada a diversas áreas da vida, como trabalho, estudos, família, sociedade e meio ambiente. É uma qualidade ou virtude valorizada em diversas culturas e é considerada uma característica importante para o sucesso e a convivência em sociedade.

Ser responsável implica em assumir as consequências de suas escolhas e ações, agindo de forma ética e consciente. A responsabilidade pode ser individual ou coletiva, e é essencial para manter relações saudáveis e sustentáveis em todos os aspectos da vida.

A falta de responsabilidade

A ausência de responsabilidade é uma das pragas mais nocivas da nossa sociedade. Em vez de assumir a responsabilidade pelos seus atos, pessoas de baixo nível ou nível zero de responsabilidade procuram os culpados, indicam os possíveis culpados e, se necessário for, transferem descaradamente a responsabilidade para outros, que nada tem a ver com a história.

O que e responsabilidade 1
Image by Freepik

Em algumas culturas, como a asiática, por exemplo, as pessoas são orientadas desde pequenas para assumir a responsabilidade por suas ações. Em outras, como a latina, muitas pessoas resistirão até a morte sem a coragem necessária para assumir a responsabilidade, ainda que sejam flagradas por testemunhas como se isso fosse a coisa mais normal do mundo.

Tome o exemplo do que acontece com determinados políticos. Entra governo, sai governo, um escândalo atrás do outro, uma verdadeira afronta ao nível de inteligência humana, sem o menor pudor. Apesar de tudo, não existe culpado e quando alguém consegue encontrá-lo, são necessários muitos anos para fazer valer o senso de justiça que, aliás, anda escasso nos dias de hoje.

Pessoas com ausência de responsabilidade possuem as justificativas na ponta da língua. O discurso será colocado em prática ao menor sinal de perigo. Não é comigo, eu fiz a minha parte, o problema são os outros, aqui sempre foi assim, isso não muda, no próximo ano a gente vê como é que faz, culpa do governo e não há nada que eu possa fazer. Esses e outros jargões são típicos de quem não assume a responsabilidade sequer entende o conceito.

Culturas organizacionais com nível reduzido ou nulo de responsabilidade fomentam o cinismo, a falta de confiança e o desperdício de energia vital com manobras políticas constantes na tentativa de se defender ou transferir a culpa. Nesse caso, perde-se o bom senso, a capacidade de aprendizagem, a esperança de se reverter o caos.

A falta de responsabilidade depende de vários fatores enraizados desde a mais tenra infância: cultura familiar, relacionamentos, influência de pais e amigos, história pessoal, experiências negativas vivenciadas no passado. Embora não seja difícil identificar os fatores, considero a “síndrome da vítima” o principal de todos.

Omitir-se, fazer-se de vítima, transferir a culpa são armas de defesa dos fracos de espírito. Pessoas com baixo nível de responsabilidade preferem se sentir insignificantes, dissimular, zoar, encontrar alguém para culpar em vez de exercitar a capacidade de assumir o controle sobre si mesmo e sobre suas ações.

No fim da história, a culpa é da sociedade, do pedestre atropelado, do menino assassinado, do eleitor mal-informado, do paciente inconformado, do aluno despreparado, do professor mal-remunerado, do infeliz desavisado. A culpa só não é do culpado, portanto, quando o chefe inescrupuloso estiver do seu lado, cuidado, você pode ser o próximo culpado.

Como age uma pessoa responsável

Leva-se muito tempo para entender o que é responsabilidade. Trata-se de um longo e doloroso processo que, para muitas pessoas, só vem com o amadurecimento, deveria começar desde a mais tenra infância. Como age uma pessoa responsável?

  1. Adota valores e princípios bem definidos: uma pessoa responsável age com ética e honestidade em todas as suas relações e atividades. Ela se preocupa em agir com integridade e transparência, evitando mentiras, enganações e comportamentos antiéticos, mesmo que isso possa acarretar desafios ou dificuldades.
  2. Paga suas contas em dia: uma pessoa responsável se planeja financeiramente e se compromete a pagar suas contas em dia, evitando atrasos e multas.
  3. Cumpre prazos e obrigações no trabalho: cumpre seus compromissos no trabalho, entregando tarefas e projetos no prazo estabelecido e mantendo uma boa comunicação com seus colegas e superiores.
  4. Assume e aprende com os próprios erros: uma pessoa responsável reconhece quando cometeu um erro e assume a responsabilidade por suas ações. Ela busca entender o que aconteceu, reflete sobre o que poderia ter feito de diferente e aprende com a experiência para não repetir o erro no futuro.
  5. Cuida da sua saúde: a pessoa responsável mantém um estilo de vida saudável, se alimenta bem, faz exercícios e evita comportamentos de risco, como o consumo excessivo de álcool e tabaco.
  6. Mantém compromissos com amigos e familiares: a pessoa responsável se preocupa com as pessoas à sua volta, mantendo compromissos com amigos e familiares, sendo pontual e atenciosa com suas necessidades e demonstrando comprometimento e dedicação aos relacionamentos pessoais.
  7. Preserva o meio ambiente: uma pessoa responsável se preocupa com o impacto de suas ações no meio ambiente, evitando desperdícios, reciclando, usando transporte sustentável e adotando hábitos que promovam a preservação do planeta. O que e responsabilidade 2

Independentemente da idade, cultura, nível de instrução e do meio onde você vive, jamais tente esquivar-se da parte que lhe cabe no mundo.

Assumir a responsabilidade e aprender com os erros é coisa para gente grande, evoluída, capaz de superar as dificuldades e disposta a entender que os erros são parte integrante do crescimento pessoal e profissional.

Gostou? Comente, compartilhe, retribua por todo conhecimento adquirido.

Leia o meu artigo: Ser autêntico: um desafio permanente do ser humano

Conheça o meu Canal no Youtube. Clique em Jerônimo Mendes

Visite minha página na Amazon e conheça meus livros: Livros Jeronimo

Conheça minhas Palestras e Treinamentos

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *