O espírito empreendedor de Robert Bosch

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em 23 de setembro de 1861 nascia em Albeck, um vilarejo situado nas proximidades de Ulm, na Alemanha, Robert Bosch. Décimo primeiro de doze filhos, seu pai, Servatius Bosch, e sua mãe, Maria Margareth, cuidavam de uma hospedaria no trajeto entre Nuremberg e Ulm. Em 1884, aos 23 anos de idade, buscando enriquecer ainda mais seus conhecimentos, Bosch mudou para a América onde conseguiu emprego nas usinas da Edison Machine Works e manteve contatos com Thomas Edison.

Além dos métodos de fabricação de aparelhos elétricos, Robert Bosch conheceu de perto os problemas sociais existentes, principalmente decorrentes do relacionamento nada amistoso entre empregados e empregadores, somando aos seus conhecimentos técnicos uma grande experiência no campo social.

Robert Bosch

Dois anos depois, em 15 de novembro de 1886, o jovem engenheiro abriu definitivamente sua “Oficina de mecânica fina e eletrotécnica” em Stuttgart, na Alemanha, onde começou seu trabalho recuperando e consertando aparelhos elétricos e mecânicos, depois de trabalhar sete anos como engenheiro para empresas na própria Alemanha, para Thomas Edison, nos Estados Unidos, e para a Siemens, no Reino Unido.

A escolha da profissão foi “acidental”, de acordo com anotação de suas memórias: “Quando eu tive de escolher uma profissão, um dia meu pai me perguntou se eu não queria me tornar um especialista em mecânica fina e eu respondi que sim”. Dessa forma, entrou como aprendiz numa oficina mecânica, a C&F Fein (considerada a pioneira em eletrotécnica).

Nos primeiros anos, Bosch visitava seus clientes de bicicleta, levando os produtos para amostra. Em 1887, Bosch desenvolveu o seu primeiro magneto de baixa voltagem, por encomenda do fabricante de máquinas e motores Deutz, porém somente dez anos depois o magneto foi testado em automóveis, o que ajudou a transformar o sonho da indústria automobilística em realidade ao garantir a ignição do veículo através de uma pequena faísca elétrica.

Em 1901, Bosch comprou uma casa com jardim em Hoppenlauastrasse, onde construiu sua primeira fábrica e, em 1902, desenvolveu o magneto de alta voltagem. No ano seguinte, Camille Jenatzy venceu uma corrida na Irlanda com seu Mercedez equipado com um magneto Bosch de baixa voltagem.

O novo sistema só convenceu definitivamente e passou a ser adotado pelos fabricantes de motores quando Louis Renault, fabricante francês de automóveis, venceu uma corrida em 1906 utilizando o novo tipo de ignição de alta voltagem Bosch.

A partir de 1906, com a chegada da Bosch Magneto Company aos Estados Unidos, na cidade de New York, a empresa nunca mais seria a mesma. Com a visão empreendedora de Bosch, a primeira fábrica no exterior foi inaugurada em Springfield, no estado americano de Massachusetts, em 1910.

No mesmo ano, a Bosch introduziu um completo sistema elétrico para automóvel que consistia em magneto, alternador, lâmpadas, vela de ignição e interruptor. Uma sucessão de invenções ligou definitivamente o nome Bosch ao automóvel: sistemas de ignição, lâmpadas para faróis, baterias para automóveis e bicicletas, injeção para motor a diesel e primeiro rádio construído em série para automóveis, o Blaupunkt, na Europa. Nessa mesma época, a Bosch surpreendeu os consumidores ao introduzir o primeiro refrigerador doméstico nos lares europeus.

Robert Bosch morreu em 1942, mas sua visão de futuro, capacidade de inovação e o seu espírito empreendedor permanecem vivos. 120 anos depois de sua fundação, a BOSCH é uma das maiores corporações industriais do mundo, com faturamento anual superior a 43 bilhões de euros, mais de 260 mil funcionários, 236 fábricas instaladas e mais de 300 subsidiárias em 50 países.

Fonte:
MENDES, Jerônimo. Manual do Empreendedor: como construir um empreendimento de sucesso. 2 ed. São Paulo, Atlas, 2015.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *