Lidar com gente e lidar com dinheiro

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Existem duas coisas para as quais a maioria das pessoas não foi preparada ao longo dos primeiros anos, a menos que você tenha sido uma exceção: lidar com dinheiro e lidar com gente.

Por conta disso, as pessoas crescem e suas contas bancárias são um caos e seus relacionamentos são complicados, em todos os sentidos. E, na medida em que os desafios aparecem, essas duas competências são cada vez mais requisitadas.

Boa parte do seu sucesso pessoal e profissional depende, basicamente, de saber lidar com gente e saber lidar com dinheiro, principalmente dinheiro dos outros.

Diferentes habilidades ou competências são requisitadas ao longo da vida, mas essas duas são fundamentais, portanto, todo esforço para dominá-las é válido.

Lidar com dinheiro é difícil, leva-se tempo para adquirir a tal da consciência financeira e para quebrar alguns modelos mentais em relação ao dinheiro. Em geral, só vem depois de muita dor, frustração, sofrimento e vergonha.

Contudo, há quem prefira administrar o orgulho em vez de adotar um novo padrão de vida, condizente com a sua realidade e, nesse sentido, o mundo não perdoa.

Somos bombardeados diariamente por propagandas que nos induzem a consumir coisas que não precisamos e a gastar o dinheiro que não temos para agradar pessoas que mal conhecemos.

Portanto, nunca se esquive de ler um bom livro sobre finanças pessoais, de fazer um bom curso ou de assistir uma boa palestra onde o foco seja lidar com dinheiro, afinal, tudo pode ser aprendido ao longo da vida desde que haja boa vontade.

Artigo - Jeronimo Mendes

Lidar com gente é ainda mais difícil, basta olhar para dentro de si mesmo; é uma mistura de competição, orgulho, preconceito e influência desde que nascemos, daí a necessidade de um esforço maior para dominar essa arte.

Digo isso por experiência própria, acredite. Paguei um certo preço pela demora em aprender, mas posso dizer que evoluí bastante nesse sentido depois de dominar outras duas competências essenciais que ajudaram a melhorar bastante o meu nível de inteligência emocional: o autoconhecimento e a autodisciplina.

Da mesma forma que é preciso aprender a lidar com dinheiro, lidar com gente é uma competência fundamental, a menos que você queira viver isolado. Em todas as profissões, o relacionamento (lidar com gente) faz parte integrante da relação de trabalho.

Não é difícil, mas é necessário. Aprenda a lidar com gente e a lidar com dinheiro e sua vida vai mudar radicalmente, para melhor, vai por mim.

Pense nisso e seja bem mais feliz!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *