A incrível arte de empreender

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Conheço inúmeros candidatos a empreendedores ou mesmo empreendedores bem sucedidos no mundo dos negócios, mas a realidade é cruel. A maioria apostou todas as fichas em negócios por conta própria e perdeu o pouco que conseguiu amealhar durante uma vida inteira de trabalho em questão de meses.

Empreendedorismo é uma palavra bonita, não se pode negar, mas aplicá-la no sentido literal requer muito mais do que força de vontade e capital. No Brasil, a palavra ainda se assemelha mais com trabalhar por conta própria do que com empreender por vontade própria, inovar ou ser criativo, conceber algo diferente, olhar uma demanda oculta no mercado com olhos de quem já percebeu uma maneira diferente de oferecer um novo produto ou serviço.

Quem não sonha um dia ser dono do próprio nariz? Quantos passam boa parte da vida arquitetando planos mirabolantes que nunca saem do papel? Somos filhos da geração diploma acostumada desde pequena a direcionar esforços para a conquista de um título em qualquer profissão. Nem nos perguntaram se realmente queríamos fazer o curso que nos indicaram, mas o importante era obter o diploma. Gostar se aprende com o tempo, diziam os mais experientes.

Infelizmente as escolas do século passado não se preocuparam com duas premissas muito importantes no mundo do empreendedorismo: lidar com dinheiro e lidar com gente, ou seja, saber conviver com o excesso ou a falta de dinheiro e saber se relacionar com pessoas. Habilidades não faltam a nenhum indivíduo na face da Terra. Todos são munidos de algum dom especial que pode ser estimulado de alguma forma ou ficar adormecido sem nunca ter sido descoberto.

O mundo está recheado de exemplos de grandes empreendedores que dedicaram a vida por uma causa nobre, a serviço da humanidade. Esse é apenas um dos segredos do empreendedor de verdade. Ser útil e criativo significa contribuir para um mundo melhor, assim como fizeram Edison, Einstein, Graham Bell e milhares de outros empreendedores.

empreender

Empreender significa criar valor, inovar, conceber algo inesquecível, útil, digno de louvor e apreciação, o que, em geral, é retribuído pela natureza com valor monetário e reconhecimento. O empreendedorismo não pode ser visto apenas como uma ciência que transforma bens e serviços em dinheiro, mas deve, principalmente, ser avaliado pelo sentido de realização que provoca nas pessoas que arriscam tudo em busca de uma vida melhor para si e para o mundo ao seu redor.

Quer aprender a empreender? Imagine-se capaz de criar soluções, ter idéias próprias, empregar apenas duas ou então milhares de pessoas, dar sentido à vida por alguma razão específica, deixar um legado, uma história de fracassos seguida de sucessos. Isso é empreendedorismo na prática, o verdadeiro sentido da realização.

O Brasil é uma terra de oportunidades. Fico triste quando as pessoas vêm argumentar comigo que o país não tem jeito e por essa razão estão indo embora para outros países em busca de uma vida melhor. Isso é preocupante.

Somos imediatistas demais. Falta-nos a paciência do japonês que sabe a hora de plantar, regar e colher, tudo a seu tempo. Enquanto milhares deixam o Brasil, outros milhares procuram o país pelos mesmos motivos. O que muda é a percepção com relação ao ambiente.

Empreender é algo que transcende a lógica do mercado. Quem não conhece algum empreendedor que, contrariando todos os prognósticos, se deu bem na vida por ter reunido qualidades não ensinadas nas escolas? Persistência, foco e relacionamento interpessoal são características imprescindíveis para quem quer vencer como patrão e isso somente o tempo é capaz de ensinar.

Lamentar durante uma vida toda sem ter coragem de tentar algo novo é uma atitude inaceitável. Por essas e outras razões “a maioria das pessoas prefere a escravidão na segurança ao risco na independência”, segundo Emmanuel Mouniere. Pense nisso, acredite na sua vocação, planeje, crie a sua própria visão e missão e seja o “dono do seu próprio nariz.”

Pense nisso e empreenda mais e melhor!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *