Filosofia de vida

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

“Quando aquele que ouve não sabe o que quem fala quer dizer, e quando aquele que fala não sabe o que ele próprio quer dizer, isso é filosofia”, escreveu o francês Voltaire, um dos grandes filósofos iluministas do século 18. Portanto, para que as palavras de Voltaire não se materializem em você, uma filosofia de vida que considere a verdade e a consistência é tudo o que você deve praticar para crescer pessoal e profissionalmente e ainda dormir tranquilo.

Por que você precisa de uma filosofia de vida? Há uma diferença razoável entre pessoas bem-sucedidas e aquelas que vão viver a vida querendo alcançá-las, sem empreender o esforço necessário para que isso aconteça. Além do mais, tudo aquilo que você conquista ou tudo aquilo que você não conquista é consequência direta de suas ações e pensamentos.

Em razão de todas as bobagens que o mundo nos oferece, e a despeito de todas as dificuldades pelas quais a humanidade já passou, ainda existe uma forte tendência de o ser humano tentar um atalho mais fácil para o sucesso. Na prática, o que se vê são milhares de jovens desencontrados, profissionais desencantados com a profissão ou a organização onde trabalham, pais e mães desencontrados depois de abandonar os próprios sonhos para se dedicar ao sonho dos filhos.

Pausa para reflexão: se você pensar bem, não é a chuva, o calor, o chefe, o cônjuge, o carro, a profissão, o casamento, as crianças ou o emprego que você escolheu mal. O problema é simplesmente você! Portanto, não tente transferir para os outros os resultados que somente você, e mais ninguém, poderá reverter com a tomada de uma atitude sensata. Essa atitude é o que eu chamo de filosofia de vida consistente e duradoura.

Pessoas bem-sucedidas fazem o que as pessoas mal-sucedidas não fazem. Pessoas bem-sucedidas estão sempre aprendendo, fugindo da zona do conforto, aumentando o círculo de relacionamentos, ajudando outras pessoas a se tornarem bem-sucedidas, tomando atitudes que as levarão a um patamar de vida mais sólido e elevado. Pessoas bem-sucedidas são persistentes, gentis, consistentes, motivadoras, realizadoras, apaixonadas pelo que fazem.

filosofia-de-vida

Avalie o ambiente ao seu redor: a empresa e o local onde você trabalha, a casa onde mora, as ruas por onde anda, as pessoas com que se relaciona. Pense sobre as pessoas que fazem parte da sua vida: sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho, seu chefe, seus clientes e seus fornecedores. Eles são o seu ambiente, o seu círculo de relacionamentos, as suas associações. Eles são tudo o que você tem para moldar sua atitude diária e para criar uma filosofia de vida bem-sucedida.

Se você proceder determinados ajustes no ambiente e nas associações conquistadas até o momento, a mudança será considerável. Entretanto, você precisa fugir da zona de conforto e avaliar o impacto positivo ou negativo que as pessoas e os lugares que escolheu provocam na sua vida. Se os valores associados às escolhas forem baixos ou negativos, é hora de repensar a sua filosofia de vida.

Agora que você chegou até aqui, permita-me compartilhar minha filosofia de vida contigo. Você não precisa seguir os mesmos passos, pois tenho em mente que cada um faz o próprio caminho. Entretanto, rogo que você pense a respeito e leve em consideração o fato de que o sucesso material, financeiro e profissional nunca haverá de compensar o fracasso como ser humano criador de valor para a sociedade e para um mundo melhor. Um desempenho de qualidade começa com a qualidade das suas atitudes.

Compartilhe conhecimento: escreva, espalhe, divida, dissemine o que for possível para promover o crescimento pessoal e profissional das outras pessoas;

Atribua valor: comece em casa, valorize o que é seu, atribua valor ao esforço alheio, não despreze o pouco enquanto luta para conquistar o muito, entretanto, não tente querer o que os outros têm;

Seja solidário: ajude as outras pessoas, ofereça um ombro amigo, dê ouvido, oriente no que for necessário, ajude a refazer o caminho, mas não carregue ninguém nas costas;

Seja único: existe algo que só você saber fazer, portanto, seja único, autêntico, lute para ser o melhor naquilo que você faz; espelhe-se no exemplo alheio, mas conserve a originalidade;

Estabeleça relacionamentos duradouros: é a melhor forma, senão a única, de suportar as pressões do mundo em que vivemos; lembre-se do ditado: diga-me com quem andas e te direi quem és;

Divirta-se: em casa, na rua e no trabalho, sorria mais e critique menos; faça do trabalho um brinquedo e nunca mais precisará trabalhar na vida; você já viu uma criança infeliz quando está brincando?

As palavras de Epicteto, filósofo da Grécia Antiga, encerram a nossa lição de hoje: “A essência da filosofia é que um homem deve viver de maneira que sua felicidade dependa o mínimo possível de coisas externas.

Pense nisso e seja feliz!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *