Minha missão é inspirar pessoas, transformar ideias em negócios e gerar prosperidade.

Pesquisar...
Close this search box.

Como construir uma filosofia de vida empreendedora [passo a passo]

Filosofia de vida empreendedora X Filosofia de vida

Filosofia de vida é uma tarefa pessoal e única, que envolve reflexão e autoconhecimento. Em termos gerais, é um conjunto de valores, crenças e princípios pelos quais uma pessoa se orienta durante a vida toda.

Para definir sua filosofia de vida, comece refletindo sobre suas crenças e valores fundamentais, aqueles que você considera mais importantes para guiar suas escolhas e ações. Pergunte-se quais são as coisas que você mais valoriza na vida e como elas se refletem em suas decisões diárias.

Considere também suas experiências passadas e como elas moldaram suas perspectivas e visões de mundo. Pense em seus objetivos de vida e como eles se alinham com suas crenças e valores.

Por fim, reflita sobre como você deseja ser lembrado(a) e como gostaria de contribuir para o mundo. Isso pode ajudá-lo(a) a definir uma filosofia de vida que seja significativa e orientadora.

Uma filosofia de vida não precisa ser fixa ou definitiva. À medida que você cresce e experimenta novas coisas, pode ser necessário ajustar ou redefinir sua filosofia de vida para refletir suas mudanças e evoluções pessoais.

O que você não deve mudar são os princípios. Estes valem aqui ou em qualquer outro lugar do planeta. Os valores podem ser ajustados na medida em que você vai ganhando maturidade e priorizando as coisas mais importantes na sua vida.

A essência da filosofia de vida empreendedora

Não há filosofia empresarial que resista sem resultados (lucros) e, ao mesmo tempo, não há empresa que resista sem uma filosofia de trabalho muito bem fundamentada em sua visão, missão e valores claros para a sociedade e para os seus empregados.

Esse é um dos motivos pelo qual eu acredito piamente na importância das diretrizes estratégicas, algo que, infelizmente, boa parte das empresas e dos empresários não entende ou, quando entende, não leva tão a sério quanto deveria.

De acordo com Ken Blanchard, autor de Liderança de Alto Nível, lucro é o aplauso que você recebe por cuidar bem de seus clientes e por criar um ambiente motivador para o seu pessoal. Peter Drucker compartilhava da mesma filosofia, expressa de maneira diferente, porém com a mesma essência: lucro é o subproduto das coisas bem-feitas.

Filosofia de vida empreendedora
Image by lookstudio on Freepik

Em síntese, cuidar bem dos seus clientes, fazer as coisas bem-feitas e criar um ambiente motivador para os seus colaboradores são reflexos de uma filosofia de vida empreendedora. Vale para a vida pessoal e a profissional. Vale para as empresas e para os clientes.

Uma das perguntas que costumo fazer com frequência nos meus cursos de planejamento estratégico, ou mesmo nas minhas palestras e treinamentos, diz respeito à visão, à missão e aos valores da empresa.

Acredite: menos de 10% dos participantes sabe do que se trata. Muitos já ouviram falar, outros nunca ouviram falar e parte me olha com desdém afirmando que isso é bobagem. Certa vez o colaborador de uma grande corporação multinacional me interrompeu para dizer o seguinte: desculpe, professor, mas esse negócio de visão e missão é bobagem, o que importa mesmo é o resultado.

Eu estava inspirado naquele dia e a resposta foi simples e direta: no seu caso não importa mesmo, afinal você está há mais de 25 anos na função e esperando a aposentadoria chegar. Duvido que o seu patrão compartilhe da mesma ideia, considerando que ele criou um império ao redor do mundo.

Eu poderia ter sido menos rude e mais efetivo, pois tudo depende de o que ele entende por visão e missão. A maioria das pessoas pensa exatamente igual a ele uma vez que muitos continuam trabalhando na empresa apenas para sobreviver, outros para pagar as contas e outros porque não encontram coisa melhor. Não há nada pior do que trabalhar para uma empresa onde o sentido de realização e o de contribuição são nulos.

Passo a passo para construção de uma filosofia de vida empreendedora

Tudo começa com uma visão. A máxima do planejamento estratégico continua muito atual: se você não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. E mais, se o seu pessoal não sabe para onde vai, sua liderança não fará a menor diferença, portanto, pensar estrategicamente significa criar um propósito significativo para o seu negócio.

Líderes como Anita Roddick, Akio Morita, Jack Welch e Sam Walton, entre outros, sabiam exatamente onde queriam chegar quando ao tomar a sábia decisão de se tornar uma referência em seu mercado de atuação e de criar valor para o seu negócio.

Quando eu circulo pelas empresas, procuro localizar aqueles quadrinhos pendurados com a missão, a visão e os valores da organização. Se você prestar atenção, a maioria das pessoas não sabe para que serve, quem criou e como aquele conteúdo ali expresso pode fazer a diferença entre as empresas que admiramos e as empresas que odiamos.

Uma filosofia de vida empreendedora pode existir em qualquer parte da organização. Você não precisa esperar nem depender de uma visão organizacional para começar a praticá-la na área ou no setor onde trabalha, valores e princípios valem tanto para sua vida pessoal quanto profissional.

Um negócio bem-sucedido não depende apenas de estratégia, máquinas, equipamentos ou capital de giro. Tudo isso é importante, mas o propósito de uma organização vai além dos lucros, afinal, o que projeta uma empresa para frente não são apenas os lucros, mas os valores e princípios baseados numa filosofia de vida empreendedora.

Qualquer ser mediano pode criar uma empresa e ter sucesso por algum tempo; porém nenhum deles consegue sustentá-la sem uma missão e uma visão que realmente funcione.

Lembre-se: uma visão e uma missão independem da sua posição na empresa; portanto, não espere que o planejamento estratégico resolva aquilo que não está na essência do seu negócio.

Na primeira metade do século passado, empresas como 3M, Johnson & Johnson, Ford, Honda, Ford e tantas outras não sabiam o que era planejamento estratégico, entretanto, seus idealizadores tinham muito claro em mente aquilo que desejavam para o futuro.

Para finalizar, aqui vai um passo a passo, de maneira simples e direta, para ajuda-lo (a) a construir uma filosofia de vida empreendedora:

  1. Tenha uma visão clara do que se deseja alcançar e qual o propósito do empreendimento.
  2. Enfrente os desafios do empreendedorismo com determinação e perseverança, superando as dificuldades com resiliência. Nada cai do céu nem prospera da noite para o dia.
  3. Busque soluções inovadoras para os problemas e desafios do mercado, sendo criativo(a) e pensando fora da caixa.
  4. Foque na obtenção de resultados concretos, estabelecendo metas claras e trabalhando com dedicação para alcançá-las.
  5. Esteja sempre em busca de conhecimento e aprendizado, seja por meio de cursos, livros, mentorias ou outras formas de atualização.
  6. Assumir a responsabilidade social do empreendimento, buscando contribuir para a sociedade de maneira positiva e ética.
  7. Esteja sempre aberto (a) a mudanças e seja capaz de se adaptar a novas situações, desafios e oportunidades. Isso inclui ser flexível em relação a mudanças no mercado, no modelo de negócio, na equipe de trabalho e em outras áreas do empreendimento.

Esses são apenas alguns exemplos de valores e atitudes que podem fazer parte de uma filosofia de vida empreendedora, entretanto, cada empreendedor pode desenvolver sua própria filosofia, com base em sua experiência, propósito, visão de mundo e objetivos pessoais e profissionais.

Com base nisso, o que você está esperando para adotar uma filosofia de vida empreendedora?

Quer saber mais? Leia o meu artigo O espírito visionário de Steve Jobs

Inscreva-se no meu Canal no YouTube

Sobre

Olá! Seja muito bem-vindo! Sou Administrador, Coach, Mentor, Professor Universitário para Cursos de MBA e Palestrante com mais de 40 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande porte, além de ser…

YouTube

Facebook

Livro

A Atitude Muda Tudo

Conheça

E-books

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *