13 dicas para equilibrar o seu fluxo de caixa

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Recebo e-mails e mensagens o tempo todo com pedidos de dicas e planilhas de controle financeiro. Uso a minha planilha há mais de dez anos e disponibilizo sempre que me pedem. Nunca perdi o controle das contas embora tenha ficado sem dinheiro algumas vezes, mas isso faz parte do processo de aprendizado até a gente criar juízo ou vergonha!

fluxo-de-caixa

Dessa forma, elaborei 13 dicas para ajudar aqueles que, no mínimo, precisam repensar a sua situação atual, reorganizar as finanças e equilibrar o seu fluxo de caixa.

Espero que você não precise disso e faça parte daquele feliz contingente de 8% de brasileiros que não tem dívidas, mas, em todo caso, aqui estão elas:

Mapeie suas dívidas

Empréstimos, cartão de crédito, etc. para renegociar uma por uma, sem dó nem piedade; banco existe pra isso, deixe de ser orgulhoso; depois, reduza radicalmente suas despesas ao máximo que puder;

Avalie cada compra

Regrinha básica: a) preciso disso? b) posso comprar? c) se não posso, vou ter dinheiro quando o cartão chegar? Vontade é uma coisa que dá e passa, acredite em mim.

Empréstimo?

Só em caso de vida ou morte, de preferência em vida porque em caso de morte você vai gastar de qualquer jeito.

Priorize

Quando necessário, planeje cada compra, gasto ou desembolso.

Pechinche

Peça desconto até ficar vermelho de vergonha, revise a conta telefônica, torre a paciência da Sanepar, da Copel, da TIM, da Vivo, do Banco, da NET e assim por diante.

Crie uma perspectiva

Procure chegar ao fim do mês com menos compromissos do que a sua renda é capaz de comportar; não vá na onda do governo que manda você gastar e depois não ajuda a pagar a conta.

Aumente sua renda com trabalhos extras

A web por exemplo é uma excelente fonte de receita.

Elimine o limite do banco

Se você não eliminar, será eliminado por ele; tudo o que banco quer é quer você se enterre no cheque especial, pois a é a segunda maior fonte de receita.

Evite ter muitos cartões

Tenha apenas um ou dois cartões, se possível, um; se você não tem a disciplina que eu tenho, de pagar tudo no vencimento, você está ferrado.

Poupe dinheiro

Faça um plano de previdência ou uma poupança automática; quando você poupa, o cérebro incorpora um novo modelo mental positivo e você não vai mais querer parar.

Leia OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA / T. Harv Eker

Leia O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA / George Clason

Por fim, leia EMPREENDEDORISMO PARA JOVENS, escrito em parceria com meu amigo Iussef Zaiden Filho. Garanto que você vai pensar a respeito e mudar a sua forma de ver os negócios.

Lembre-se: com dinheiro no bolso você é bonito, inteligente e sabe até cantar (provérbio íidiche). Sem dinheiro no bolso, você não pode nem pedir a conta da empresa onde você ganha mal, pois a rescisão vai durar somente até encontrar um próximo emprego. E o pior, não dá nem para começar um novo negócio.

Pense nisso e seja bem mais feliz!

Conheça também o meu novo livro: A Atitude Muda Tudo

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *